sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SEXTA-FEIRA DA CANÇÃO VII

Sexta feira.

A partir de hoje estou de férias. Quando possível, atualizo o blog, tomando um suco, na beira da praia, ou ao lado do playstation. Não sei ainda, vamos ver a relação custo benefício.

Hoje, deixo com vocês uma banda que talvez os mais novos não conheçam. Simple Minds. A música é algo como Vivo e Chutando, uma gíria para algo como chutando o balde. Devo confessar, já usei o cabelo do tipo Egon do caça fantasma e calça bag, igual os caras.

Simple Minds - Alive and Kicking

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CONHEÇA SEU SISTEMA! O SOLAR, É CLARO!

Olá Químicos e Agregados.

Reuni algumas fotos tiradas por vários observatórios da NASA, para embelezar nosso blog. 

Há uma quantidade imensa de fotos no site da NASA (www.nasa.gov), basta dar uma garimpada. Veja algumas e depois dê um pulinho lá e garimpe outras: 

A lua Lapetus de Saturno é uma das mais estranhas do Sistema Solar; uma de suas metades é branca e a outra, escura; na foto, imagem da sonda Cassini de 2007  Leia Mais
Lua Lapetus, de Saturno, com suas duas cores.
Foto feita 1,6 segundo apóso impacto da sonda enviada ao espaço para se chocar contra meteoro de 7 quilômetro de diâmetro Leia Mais
Foto tirada 1,6 segundo após impacto de um sonda em um meteoro de 7 km
Titan and Tethys
Titan e Tethys. Luas de Saturno.
It's Full of Moons!
"It's full of Moons!" Há 52 luas em Saturno, até o momento. Quem souber de quem parodiei essa frase entre aspas, ganha o grande prêmio do Blog.

Imagem de tempestade na superfície de Júpiter feita de uma distância de mais de 2,6 milhões de quilômetros Leia Mais
Tempestade em Júpiter. Foto a 2,6 milhões de Km.
Color Panorama of 'Santa Maria' Crater
Superfície de Marte. Cratera de Santa Maria.
Mars Odyssey All Stars - Noctis Vista
Vales em Marte.
Pôr-do-sol em Marte fotografado pela sonda Spirit; a luminosidade acima do Sol pode ser vista até duas horas após o anoitecer Leia Mais
Por do Sol em Marte, pela sonda Spirit.
Astrônomos do Royal Observatory, em Londres, reuniram fotos tiradas por vários observatórios e satélites da Nasa; na foto, variações de temperaturas de gases no Sol Leia Mais
Variações de Temperaturas de Gases no Sol






quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CALTECH CRIA NOVO VIDRO METÁLICO

DO NEW YORK TIMES

No momento em que se forma uma rachadura num pedaço de vidro, sua tendência é se espalhar. Isso ocorre porque, embora o vidro seja muito duro e resistente à deformação, falta-lhe a resistência que metais como o alumínio e o aço possuem.

Agora, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e da Universidade da Califórnia, nos EUA, relataram a criação de um novo tipo de vidro metálico, que é duro como o vidro e forte como o aço --o mais resistente de todos os metais. "Com materiais, é muito difícil conseguir dureza e força ao mesmo tempo; geralmente é um ou o outro", disse Marios Demetriou, engenheiro de materiais do Caltech e principal autor do estudo reproduzido na revista "Nature Materials".

Porém, existe um problema nessa descoberta aparentemente perfeita. "O custo do material é muito alto, o bastante para ser proibitivo, em se tratando de produtos de consumo", afirmou Demetriou, mesmo sem apresentar valores. Mas os pesquisadores, que já estão patenteando o novo material, acreditam que ele poderia ser utilizável em pequenas quantidades.

"Ele poderia ser útil, por exemplo, em implantes ortodônticos devido ao alto grau de resistência exigida", explicou Demetriou. O vidro metálico foi descoberto pela primeira vez cerca de 50 anos atrás, no Caltech. Embora possua a estrutura atômica do vidro, ele é opaco e possui uma aparência brilhante, metálica. Atualmente, outras composições de vidro metálico são usadas para fabricar tacos de golfe, estojos eletrônicos e ponteiros de relógios.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"DEUS CRIOU O BIG BANG!" DISSE BENTO 16.

A notícia é meio velhinha, mas achei legal colocar a discussão. 
Segundo o Papa Bento 16 é a mente de Deus que está por trás de teorias científicas complexas como a do Big Bang. O papa ainda recomendou aos cristãos que eles devem rejeitar a ideia de que o Universo tenha surgido por acaso. Segundo as palavras do próprio: "O Universo não é fruto do acaso, como alguns querem que acreditemos. Contemplando (o Universo), somos convidados a enxergar algo profundo nele: a sabedoria do Criador, a criatividade inesgotável de Deus". Isso foi dito em um sermão para cerca de 10 mil fiéis na Basílica de São Pedro.
A fala do papa foi motivada provavelmente pelos experimentos realizados pelos pesquisadores da Cern (sigla francesa de Organização Européia de Pesquisa Nuclear, em Genebra). Eles estão atualmente, digamos, dando umas trombadas e esmagando prótons em velocidade quase igual à da luz em uma tentativa de simular as condições inicias que teriam originado o universo primordial, ou, o próprio Big bang.
Essa discussão é bem velha. A ciência pode ou não pode provar a existência de Deus? Bem, por mais que sejamos ou não religiosos, Deus ainda é uma questão de fé e não de ciência, ou seja, cientificamente falando, não há "provas" da existência de um Deus.
Por outro lado gosto da idéia de um biólogo inglês, Richard Dawkins. Ele afirma que nesse caso a ciência é melhor, porque pode afirmar que a ciência "por enquanto não provou a existência de Deus". Na verdade ele quis dizer que a ciência trabalha com as duas hipóteses, ou seja, a que Deus não existe e a de que Deus pode existir, mas que por enquanto, tudo leva a crer que ele não existe.
A fé por outro lado não tem esse viés. Deus existe e pronto.
O papa ainda declarou: "Na beleza do mundo, em seu mistério, sua grandeza e sua racionalidade, só podemos nos deixar ser guiados em direção a Deus, criador do Céu e da Terra".
A verdade é que Bento 16 e seu predecessor, João Paulo II, procuram despir a Igreja da imagem de ser contrária à ciência, imagem essa relacionada a condenação de Galileu. 
Como sabemos, Galileu foi "reabilitado" e hoje a Igreja também aceita a evolução como teoria científica e não vê razão pela qual Deus não possa ter empregado um processo evolutivo natural para formar a espécie humana.
Para os biólogos evolucionistas, não é tão simples assim, o que pressupõe um ser complexo criando algo complexo. E se é complexo, teve que evoluir e assim por diante. 
Bem complexo, como sempre.
E você? Acha o que?

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SEXTA-FEIRA DA CANÇÃO VI

Olá Químicos e agregados.


Voltamos com a sexta-feira da canção. Na verdade não foi por falta de canção, às vezes era por falta de post, assim, aparecia uma música, dois posts, outra música, aí não dava!
Bom, vamos ao que interessa. Hoje coloco um clip que é pedido de desculpas pela falta de música. Bem, não é o tema da música, pois na verdade ela trata de um pedido de desculpas para a namorada, mas vale, né?


Hoje: U2 - Sweetest Thing.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

Olá químicos e agregados.

Para quem ainda não sabe, 2011 é o ano internacional da química.

Pois bem, a Sociedade Brasileira de Química lançou um site para comemorar nosso ano.

www.quimica2011.org.br

Tem de tudo um pouco lá. Eventos, projetos, interação, um blog e até um livro com experimentos de fácil execução para os níveis fundamental e médio.

Vá lá, dê uma espiada.

Ainda volto nesse assunto, mas com mais tempo...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

QUÍMICA DO CÉREBRO DETERMINA GOSTO MUSICAL!

DA FOLHA DE SÃO PAULO


O gosto pela música, seja pelos Beatles ou por Beethoven, tem a mesma explicação científica que o gosto por uma determinada comida. É tudo uma questão de química cerebral, diz um novo estudo. Pesquisadores do Canadá descobriram que uma substância química --a dopamina-- está relacionada ao gosto ou repudio das pessoas por uma música.
Trabalhos anteriores já sugeriam um papel para a dopamina --uma substância que age na comunicação das células do cérebro. Mas, nessa nova pesquisa, que mapeou o cérebro das pessoas enquanto elas ouviam música, os cientistas notaram que a substância está diretamente relacionada à sensação de prazer ao ouvir uma música.
A dopamina ajuda a explicar porque a música é tão popular em diferentes culturas, de acordo com os autores do trabalho Robert Zatorre e Valorie Salimpoor, da Universidade McGill, em Montreal. O trabalho deles está na revista "Nature Neuroscience". O estudo utilizou apenas a música instrumental --o que mostra que as vozes não são necessárias para produzir a resposta da dopamina. "Levará mais tempo para estudar como as vozes podem contribuir para o efeito de prazer", disse Salimpoor.
Os pesquisadores mapearam o cérebro de oito pessoas. O levantamento mostrou que os cérebros dos participantes foram mais bombeados por dopamina em uma determina região quando eles escutaram suas músicas favoritas.
Os resultados sugerem que mesmo quem gosta de música, mas não sente "calafrios" de emoção, também passa pelos efeitos da dopamina.
Os voluntários do estudo optaram por uma vasta gama de música --da clássica ao jazz. Como eles já conheciam as peças musicais que escutariam, não foi possível saber se a reação veio por antecipação da memória ou se as pessoas sentem naturalmente a emoção conforme a música se desenrola. Isso ainda deve ser estudado.
A música não é a única experiência cultural que afeta os circuitos de recompensa do cérebro. Outros pesquisadores mostraram, recentemente, uma ligação entre sensação de satisfação e obras de arte.

Comentário do Blog
Minha dopamina é ativada por Pink Floyd, Legião Urbana e Vivaldi. E a sua?

sábado, 8 de janeiro de 2011

BRASIL: DESTINO PARA JOVENS CENTISTAS ESTRANGEIROS

DA BBC BRASIL

Em sua edição desta semana, a revista britânica "The Economist afirma que o Brasil vem se tornando um destino cada vez mais atraente para a realização de pesquisas científicas e acadêmicas. A revista traz dados que mostram o crescimento dessa área no país e cita iniciativas do governo que impulsionaram a pesquisa, que é um dos líderes mundiais em pesquisa, especialmente nas áreas de medicina tropical, bioenergia e biologia botânica.
No entanto, afirma que o maior trunfo do Brasil são as possibilidades oferecidas pelas universidades brasileiras para que os pesquisadors possam avançar. "Você pode ter seu próprio laboratório aqui e pode até começar uma linha de pesquisa totalmente nova. Aqui, você é um pioneiro", afirma a geneticista botânica da Unicamp, na publicação. Além disso, a revista destaca o fato de que as bolsas para pesquisadores iniciantes têm um valor equiparável aos padrões mundiais, mas faz uma ressalva: o mesmo não acontece para acadêmicos mais experientes.
"No entanto, a Fapesp está tentando (mudar essa cenário). A instituição publicou um anúncio na revista científica 'Nature' sobre um progama de dois anos para se estudar em universidades de São Paulo", afirma a publicação. "E, apesar de a maioria das respostas ter vindo de cientistas em início de carreira, são os mais experientes que estão sendo chamados para conversar. E a Fapespa espera que durante esses dois anos, eles aprendam o português e --alguns deles -- decidam ficar no país."
Segundo a revista, o Brasil formou 500 mil alunos no ensino superior e 10 mil PhDs em um ano --dez vezes mais do que há 20 anos. O país também aumento sua participação no volume total de estudos científicos publicados no mundo: de 1,7% em 2002 para 2,7% em 2008.
A "The Economist" afirma ainda que fazer parte da iniciativa científica global está ligado também ao orgulho nacional. "Ao investir em ciência em seu próprio território, países tropicais garantem que não são apenas os problemas das nações ricas e temperadas que são resolvidos."

Comentário do Blog
O Brasil vem crescendo muito mesmo em termos de publicação e presença mundial em pesquisa. A professora Agustina, aqui do IQ-UFG esteve em Barcelona para o VIII Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências e comprovou que 60%! dos presentes eram brasileiros. Além disso, há um aumento crescente do número de artigos em português em revistas ibero-americanas bem qualificadas como a Ensenanza de Las Ciências, Revista Eletronica de Ensenanza de Las Ciências, Educación Química, Alambique, entre outras. Até acho que esses congressos internacionais sobre o Ensino de Ciências têm que ser feitos no Brasil. É mais fácil deslocar as pessoas para cá do que levar esse tanto de brasileiro pra fora.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

NOMEADA NOVA DIRETORA DA FAPEG

Olá Químicos e Agregados.

A nova Diretora da FAPEG (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás) tomou posse no dia 02 de Janeiro de 2001. É a ex-secretária de educação do primeiro governo de Marconi Perillo, Eliana França Carneiro. Espero e desejo que ela faça uma ótima administração e mantenha a FAPEG como instrumento de desenvolvimento da pesquisa científica no estado de Goiás.

Somente por curiosidade, olhei os currículos LATTES de alguns diretores de algumas fundações de amparo a pesquisa em três dos principais estados da federação, em que as Fundações de Amparo a Pesquisa funcionam a contento.

FAPESP = Ricardo Renzo - Doutor em Medicina pela USP - 164 artigos em revistas científicas, sendo 8 nos três últimos anos. Orientou 17 dissertações de mestrado e 42 teses de doutorado.

FAPERJ = Ruy Garcia Marques - Doutor em Cirurgia pela UFMG - Pós Doutorado na Medical University in South Caroline. 45 artigos publicados, sendo 6 nos três últimos anos. Orientou 11 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado.

FAPEMIG = Mario Neto Borges - Doutorado em Educação Projeto Curricular Para Engenharia, University Of Huddersfield, Inglaterra. 13 artigos publicados sendo 2 nos últimos 2 anos. Orientou 1 dissertação de mestrado e 20 trabalhos de conclusão de curso.

FAPEG - Eliana França Carneiro - NÃO ACHEI O CURRÍCULO LATTES PUBLICADO.

Desejo sucesso a Eliana França Carneiro como diretora da FAPEG e que atualize logo seu currículo na plataforma LATTES, na qual estão os currículos de pesquisadores, que geralmente são ligados a Fundações de Apoio. 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

UM ÓTIMO 2011 PARA TODOS!

Olá Químicos e Agregados!

O Blog do IQ deu uma parada no final de ano, para uma respirada, mas voltamos com a corda toda.
Desejo a todos um ótimo 2011. De muito sucesso e realizações.

Gostaria também de compartilhar alguns dados de acesso ao blog que me deixaram bastante satisfeito. Todos sabem que faço o blog com o intuito de informar sobre ciência, química, cultura e política, ou melhor, um pouco de tudo. Sem muito alarde, o blog vem crescendo a cada dia, graças às visitas dos amigos, entusiastas, visitantes  e mais um monte de gente. Vamos aos números desde a criação, em meados de outubro, até o último dia do ano de 2010:

Número de page views totais, sem contar acesso do próprio autor do blog: 1780.
Média de page views por mês: 712
Média de page views por dia: 23,7

Post mais acessado: I SELIQ = 28 visualizações

Sites de referência, origem de cliques em links:
www.quimica.ufg.br = 232
www.google.com.br = 137
www.blogdoiqufg.blogspot.com = 69

Público:
Brasil: 1721
Estados Unidos: 16
Portugal: 15
Chile: 12
Russia: 12
Reino Unido: 11
Eslovênia: 5
Alemanha: 3
França: 2
Croácia: 2

Fico muito feliz com tudo isso. Tá certo, perto de outros blogs ainda é muito pouco. Mas esse pouco já me deixa muito animado para continuar com o blog. Esse pouco para mim, na verdade, é muito!!!

Obrigado a todos! Que tenhamos um 2011 muito melhor!