sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SANTO QUÍMICO, BATMAN!

GOIÂNIA - ANO I - 51


Olá Químicos e Agregados,


Dando uma navegada básica na rede, eis que me deparo com esse site:


http://www.franciscocastello.com.br/


Pois é. Um químico que foi beatificado pelo papa João Paulo II em 2001.


Para quem é católico pode assinar o manifesto para tornar o rapaz, o santo padroeiro dos Químicos!


É isso aí, o blog do IQ também é a favor de ajudar seus visitantes católicos!


Abraços.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

E O TEMPO PASSA...

GOIÂNIA - ANO 1 - 50

Olá químicos e agregados. 

Chegamos ao quinquagésimo post. Gostaria de ter escrito mais vezes no blog, mas, fazer o quê, outras atividades têm de ser realizadas aqui no IQ. O tempo às vezes parece mesmo curto e de alguma maneira o mundo passa.

Por isso, coloco um site sobre a passagem do tempo e algumas coisas que acontecem em tempo real. Tá legal. A explicação não foi muito boa. Melhor vocês acessarem para entender melhor. 


Peguei essa dica no blog do Chassot.

Abraços a todos e que venham mais do que 50 posts.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESCALAS DO UNIVERSO

Olá Químicos e Agregados.


Um aluno (Jair, da licenciatura em Química noturno) me mostrou um site que achei muito interessante. 


Ele apresenta as várias escalas presentes no universo, desde o macro universo até os confins do átomo. Vixe, "confins do átomo", ficou até poético.


Achei muito divertido e recomendo:


http://primaxstudio.com/stuff/scale_of_universe/

sábado, 19 de fevereiro de 2011

MUDANÇAS NA CARREIRA DO PROFESSOR - PARTE III - TEMPO DE CARREIRA

Olá químicos e agregados.

Volto ao tema para discutirmos um pouco sobre o tempo de carreira.

Estudos de Tardif e Schulmann sempre apontam que um dos momentos chave na carreira do professor é o início. São várias as dificuldades, que vão desde a adaptação ao ritmo escolar até o relacioamento com os colegas e alunos, além é claro, de uma remuneração adequada.

No entanto, para se manter na profissão após o que os teóricos chamam de "início de carreira" é necessário que medidas sejam tomadas para que não haja grande evasão. No Brasil, o início de carreira varia entre 3 e 5 anos. É nesse período com o profissional tenta se estabelecer como profissional, docente, em termos de conteúdo, entre outros fatores. Ainda volterei nesse tema para aprofundarmos essa discussão. Vou tentar me ater a questão financeira do tempo de carreira.

A evasão dos professores do nível médio e fundamental no Brasil coincide muito com o fim do que chamamos de início de carreira. Assim, após 5 ou 6 anos, se sentindo muito desvalorizado, cerca de 40% dos docentes se evadem para outros empregos ou outros cursos, principalmente pela questão salarial. Aqui em Goiânia, quase 60% dos professores que passaram em concurso público da prefeitura municipal, para o nível fundamental de ensino, desistiram antes de 3 anos, o que é um alerta. Além da alegação salarial, muitos reclamaram da "estrutura".

Eu penso que um adicional por tempo de carreira deve ser adicionado ao salário de professores. À medida que o tempo passa, o professor começa a adquirir uma experiência que bem valorizada pode fazer bem àqueles que estão em início de carreira, fazendo com que fiquem na profissão. O que acontece hoje é que, desvalorizado em seu tempo de carreira, uma parte dos professores em meio de carreira ou em final dela, passa a orientar o professor iniciante a desistir e procurar outra coisa para fazer.

São vários os relatos dessa espécie pelos alunos de estágio de cursos de licenciatura. Em muitos estados, já há esse adicional, mas ele é suficiente? Um professor com 15 anos de carreira de fato ganha um porcentagem consideravelmente relevante em relação ao professor em início de carreira?

A proposta que acho razoável é uma promoção em tempo de serviço a cada 2 anos. Isto é, ao final do chamamos início de carreira, o professor terá progredido 3 vezes. Tal aspecto pode ser benéfico para que o profissional se mantenha na profissão. Para o salário que propus em post anterior, acho razoável uma porcentagem entre 5 e 7%.

No entanto, tal promoção deve vir aliada a algumas contrapartidas do professor e não somente a passagem do tempo. Tais contrapartidas serão objetos de outro post.

Um mol de abraços a todos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

POR QUE O AMARELO DOS QUADROS DE VAN GOGH VIROU MARROM?

Pesquisadores descobriram uma reação química que fez com que os intensos amarelos das obras do pintor holandês Vincent van Gogh se tornassem marrons, afirma um estudo publicado nos Estados Unidos. Na verdade, uma óxido-redução.

Testes com um ultrassensível raio X microscópico revelaram uma reação química desencadeada pela luz do sol, que causa o desaparecimento do amarelo, informa o trabalho publicado no jornal "Analytical Chemistry".


Os estudos realizados no síncrotron de Grenoble, na França, mostraram uma redução do cromo "especialmente notável na presença de compostos químicos que contêm bário e sulfeto"."


Este tipo de pesquisa de vanguarda é crucial para avançarmos em nossa compreensão de como as pinturas envelhecem e como devem ser conservadas para as futuras gerações", disse Ella Hendriks, do Museu Van Gogh de Amsterdã.

Esta observação levou os pesquisadores a acreditar que a técnica de Van Gogh de mesclar pintura branca e amarela pode ser a causa do escurecimento de seus amarelos, diz o estudo.

O trabalho foi liderado por Koen Janssens, da Universidade de Amberes (Bélgica). A química italiana Letizia Monico dirigiu os experimentos, enquanto cientistas da Itália, França e Holanda também formaram parte da equipe.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SEXTA-FEIRA DA CANÇÃO VIII

Olá Químicos e Agregados.

Hoje vou colocar um clipe mais, digamos, moderno.

É uma música que ouço muito, é meio grudenta, mas gosto. Toda vez que a ouço fico um tempão repetindo-a. Não consigo parar de ouvir. E até acho que não é tanta coisa assim, mas que gruda, gruda. 

A letra fala de forma simples e direta, da falta que faz quando ficamos sem alguém. Às vezes, músicas ou batidas falam mais do que as letras. Por outro lado, ninguém pode mais reclamar que só coloco música "véia".

Coloco a versão ao vivo, que é mais bonita do que a de estúdio. Como diria o Jonney, com ênfase na primeira sílaba de Love: "LÓve, lÓve, lÓve!"

Notem o mundo moderno. A quantidade de pessoas com máquinas digitais e celulares filmando. Pode até perder o show, mas filma. É estranho ir a um show e assistí-lo por meio de um visor de 6 ou 7 polegadas. Porque para enquadrar certinho tem que ver o show pelo visor!!!

Hoje: Black Eyed Peas - Missing You (Live)

 






terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

MUDANÇAS NA CARREIRA DO PROFESSOR - PARTE II - REMUNERAÇÕES POR TITULAÇÃO.

Olá Químicos e Agregados.

No post anterior argumentei sobre a necessidade de um bom salário para tornar a carreira atrativa para os jovens. No entanto, além do salário ser atrativo, deve haver mecanismos que mantenham as pessoas na carreira, evitando migração e evasão. Um bom salário, como o proposto no post anterior é um aspecto, mas temos que valorizar também a constante formação continuada do professor.

Isto é, não adianta oferecer uma série de cursos de formação continuada se eles não trouxerem benefícios imediatos na carreira. Ué, mas os estados não valorizam aqueles professores que fazem especialização e mestrado?

Aparentemente sim. Há um pequeno aumento salarial e mudança no nível da carreira. Em alguns estados, como Goiás, essa ascenção demora até 2 anos, dependendo sempre da boa vontade do governador. Na carreira federal, por exemplo, tais ascenções são automáticas a partir da apresentação do título. Em outros estados tal aspecto não parece ser muito diferente do estado de Goiás.

Assim, minha proposta, seguindo a anterior, não tem nada de mirabolante:

Nível I (Licenciatura Plena) = R$ 3.000,00
Nível II (Licenciatura Plena + Especialização) = R$ 3.450,00 (15% sobre o nível I)
Nìvel III (Licenciatura Plena + Mestrado) = R$ 4.035,00 (30% sobre o nível II)
Nível IV (Licenciatura Plena + Doutorado) = R$ 6.052,00 (50% sobre o nível III)

Nossa, mas se considerarmos a quantidade de professores que temos, salários como esse vão acabar com a receita dos municípios e do estado, certo?

Errado. Enquanto o salário do professor for encarado como rombo na folha e não como investimento, estaremos fadados ao atraso.

Voltarei em outro post para discutirmos remuneração por tempo de carreira.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MUDANÇAS NA CARREIRA DO PROFESSOR - PARTE 1 - SALÁRIO

Olá Químicos e Agregados.

A primeira mudança na carreira do professor e que terá impacto direto na melhoria da educação tanto em nível médio, quanto em nível fundamental é o SALÁRIO.

É evidente que a valorização salarial da carreira do professor não pode vir isolada de uma reforma estrutural e política da escola e do estado. Mas esse aspecto quero discutir em outro post. Vamos discutir o salário. Por que o salário primeiro? Ora, porque primeiro temos que tornar a carreira atrativa para os nossos jovens e para os melhores alunos. Não sejamos hipócritas, na maioria das vezes a carreira é escolhida pelo retorno financeiro. Logo, não nos enganemos, o status social que o professor merece, começa com um salário digno.

Já escrevi aqui nesse blog que países que dão saltos de qualidade em educação remuneram seus professores de forma adequada. Mas, o que seria um valor adequado para um professor de nível médio e de nível fundamental? Para qual carga horária? Vejamos alguns exemplos. Notem que já transformei os valores em reais, para termos uma idéia do que pode ser viável para nós.

Na Finlândia, líder no PISA e na educação mundial:
-R$ 4.074,65 por mês, para professores de classe 2 (Cidades médias e pequeno-médias), por uma carga horária que varia entre 17 e 23 aulas por semana. Um detalhe, se o professor pega mais do que 23 aulas, tem um acréscimo de 3% por cada hora aula a mais por semana.
- R$ 4.637,61 por mês, para professores de classe 1 (Grandes centros e cidades pequenas e periféricas), por uma carga igual a descrita acima.

No Chile:
- R$ 4.175,00 por mês por uma carga horária entre 20 e 24 horas por semana.

Na Argentina:
- R$ 1.987,00 por mês por cerca de 20 horas semanais.

Nos EUA:
- Em média, R$ 4.500,00 por mês por uma carga horária de 12 horas semanais (30 horas na escola). Nos Estados Unidos há uma tabela dizendo quanto o salário médio de um professor deve exceder o salário médio de outros profissionais com curso superior, tais como médicos, engenheiros, dentistas, advogados, etc., o que depende do estado. Por exemplo, o líder é o estado da Pensilvânia, que paga 65% a mais. E um dos últimos é Lousiana, 12,5% a mais.

No Japão:
R$ 4.500 por mês por uma carga horária variável + o status social de sensei.

Todos esses salários são para o início da carreira, sem contar tempo de serviço e atualização profissional, ou ainda cursos como mestrado e doutorado. O acordo salarial base é em nível nacional e não por estado ou região.

Com exceção dos Hermanos, podemos ver que uma média salarial dos países que investem em educação varia entre 4 e 5 mil reais por mês. Logicamente, devemos considerar custo de vida difereciado em cada país e que em cada um deles, não há conversão para o real, o que faz com que o aluguel, o supermercado, água, luz, etc, aumentem o impacto no salário, considerando-se sempre a moeda local. Assim, em minha opinião, em termos de equiparação, o salário inicial de um professor no Brasil, somente com a graduação deve ser de aproximadamente:

R$ 3.000,00 por mês por uma carga horária entre 16 e 20 horas por semana efetiva em sala de aula, contratado por 40 horas (quanto a esse regime, volto em outro post).

Acredito que esse seja um salário atrativo para início de carreira para professores do nível médio e fundamental com licenciatura. As diferenças salariais por tempo de carreira, nível e titulação ficam para outro post. 
E para vocês, quanto deve ser o salário de um professor? 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CARREIRA DE PROFESSOR DESPENCA EM NÚMERO DE FORMADOS!

Olá Químicos e Agregados.

Estava dando uma olhada no censo do ensino superior do MEC e olha só um dado alarmante que pude detectar: houve uma brusca queda no número de graduados em cursos de licenciatura para o ensino médio no Brasil (Não. Não vou comentar os números para professores de séries iniciais, pois aí vou chorar muito de desespero!).
Em 2005 foram 77 mil formandos, contra 64 mil em 2009. No mesmo período, o total de concluintes do ensino superior no País cresceu de 717 mil para 826 mil. Isto é, a única profissão que decresce em número de formandos é a de professor.
Em 2005 eu previa que no máximo em 5 anos começaríamos a ter um apagão no ensino médio público no país se continuássemos nesse rumo. Em 2011 isso é uma realidade.
Não há professores de ciências suficientes para suprir o nível fundamental e o nível médio de ensino. A situação é ruim em termos de professores de Biologia, péssima em se tratando de professores de Química e muito horripilante em termos de professores de Física.
A evasão dos professores de ciências do município de Goiânia chega a quase 20% depois do último concurso. Para os professores do Estado de Goiás, a evasão é de cerca de 25%.
Quais as razões da evasão desses profissionais? Vamos citá-las, como se não soubéssemos.
A) Alguns passam em concurso público para Técnico em suas áreas, tais como Biologia e Química. Nível técnico em qualquer lugar paga melhor do que para professor;
B) Outros fazem mestrado, prestam concursos para IF ou Universidades e quando passam, vão embora e deixam o estado. O salário em nível federal é muito melhor do que em nível estadual. Fora o fato de que o professor que faz o mestrado espera pelo menos 2 ou 3 anos para o estado valorizar na forma de salário essa progressão intelectual. Em nível federal a promoção de nível é automática;
C) Qualquer cargo no estado de Goiás, que se exija ensino médio, como assistente administrativo, técnico de nível médio, técnico de cenário, etc e tal, paga quase 40% a mais do que se paga para um professor.

Isto é, se eu estivesse no lugar desses professores também estava fugindo feito louco dessa situação. Afinal de contas, trabalho voluntário posso fazer por conta de minha opção religiosa ou ideológica. Não preciso fazer trabalho voluntário para o Estado que diz que me paga.

Quais as soluções que tenho para isso? Discorrerei sobre algumas em próximos posts.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

VOLTAREMOS A FICAR JOVENS? OS AVANÇOS NO RETARDO DO ENVELHECIMENTO

DA BBC BRASIL

Cientistas vêm, pouco a pouco, desvendando os segredos do envelhecimento. Alguns deles sugerem que poderão desenvolver, em breve, tratamentos para reduzir a velocidade ou mesmo reverter o processo. Isso já feito em camundongos em 2010 por uma equipe do Instituto do Câncer Dana-Farber, em Boston (EUA), segundo um estudo divulgado na revista científica "Nature".
Os pesquisadores manipularam cromossomos presentes nos núcleos de todas as células. O alvo principal da ação era a proteção dos telômeros --estruturas presentes nas extremidades dos cromossomos que protegem os cromossomos de possíveis danos, mas também diminuem de tamanho com a idade, até que as células não conseguem mais se reproduzir. A equipe do professor Ronald DePinho manipulou as enzimas que regulam os telômeros, as telomerases, obtendo resultados significativos. Com o estímulo às enzimas, os camundongos pareciam fazer o relógio biológico "andar pra trás".
"O que esperávamos era uma estabilização do processo de envelhecimento, mas ao contrário, observamos uma reversão dos sinais e sintomas de envelhecimento", disse ele à BBC.
"Os cérebros destes animais cresceram em tamanho, aumentaram sua cognição, suas peles ganharam mais brilho e a fertilidade foi restaurada."

HUMANOS
Obviamente, aplicar estes princípios em humanos será um desafio bem maior --as telomerases já foram ligadas à incidência de câncer. Muitos acreditam que as mitocôndrias possam desempenhar um papel bem maior no processo de envelhecimento. As mitocôndrias
--material genético contido na célula, mas fora do núcleo-- são as "usinas de energia" das células, mas também geram produtos químicos que estão ligados ao envelhecimento. Há ainda a participação de radicais livres --moléculas ou átomos altamente reativos que atacam o corpo humano.

Apesar de estarmos apenas começando a compreender como funciona o envelhecimento, alguns cientistas já testam tratamentos em humanos. O professor David Sinclair é pesquisador de um laboratório especializado em envelhecimento da escola de Medicina da Universidade de Harvard. Ele e seus colegas vêm trabalhando em uma droga sintética chamada STACs (sigla de "Sirtuin Activating Compounds").
Estudos em camundongos obesos indicam que as STACs podem restaurar a saúde e aumentar a expectativa de vida dos animais, e os testes em humanos estão em andamento.
Há também pesquisas sobre o resveratrol, um antioxidante encontrado naturalmente no vinho tinto, que indicam que ele reduz o colesterol. "[As pesquisas] não são uma desculpa para comer batata frita o dia todo em frente à TV, mas uma forma de aumentar o modo de vida sadio e explorar as potencialidades de um corpo saudável", diz Sinclair.

QUESTÕES ÉTICAS
Mas é correto fazer experiências em algo tão fundamental como envelhecer? Quais são as questões éticas envolvidas? O professor Tim Spector, do hospital Kings College em Londres, que também faz pesquisas na área, diz que o foco não é aumentar a duração da vida, mas prolongar a saúde.
"Não interessa muito prolongar a vida se isto significa que você terá tanta artrite, por exemplo, que não poderá sair de casa", comenta. "Mas ao entender o processo de envelhecimento, podemos ajudar no combate a artrite, diabetes, doenças cardíacas, todas os males ligados ao envelhecimento." Já o professor James Goodwin, do programa Age UK de amparo à terceira idade do governo britânico, diz que a questão levantada pelas pesquisas é se seus resultados vão ser acessíveis a todos ou apenas aos mais ricos. "Será que todos vão poder se beneficiar desta tecnologia?", questiona.

Comentário do Blog

Hummm. Tenho pouco menos do que 40 anos. Será que pego esses avanços ainda vivo? O que será de uma humanidade que não envelhece?