quinta-feira, 28 de abril de 2011

SEMANA DAS PROFISSÕES

GOIÂNIA - ANO I - 68


Olá Químicos e Agregados, 


Começa hoje, a partir das 14 horas, a semana das profissões  da UFG.


Mais informações www.cs.ufg.br .


Aproveitem e visitem a sala temática da Química.


Lá, teremos vários experimentos sendo realizados e monitores falando tudo e mais um pouco sobre a química e o futuro mercado de trabalho de nossas habilitações.


Apareça por lá. O evento está ocorrendo no Campus II da UFG.



terça-feira, 26 de abril de 2011

MUDANÇAS NA CARREIRA DO PROFESSOR - PARTE IV - REGIME DE TRABALHO

GOIÂNIA - ANO I - 67

Olá Químicos e Agregados, 

Hoje falarei do regime de trabalho que acho desejável para um professor de nível médio.

O primeiro aspecto tem relação com a identidade. O professor, de uma maneira geral não gera identidade com a escola na qual trabalha, exatamente porque não fica apenas em uma escola. Para completar sua carga horária é obrigado a ministrar aulas em diversas escolas.

A identidade é importante porque gera vínculos entre o professor e a comunidade e logicamente, entre o professor e a escola. Esse vínculo com o local de trabalho é importante para um melhor desenvolvimento dos alunos e das atividades do próprio professor.

Para gerar a identidade pretendida e que defendo, o regime de contratação deveria ser outro nas escolas públicas. Penso que o professor deve ser contratado por 40 horas, nos moldes das escolas federais.

Assim, uma escola pode, por exemplo, contratar 2 professores de química de 40 horas. Um deles ministra aulas durante o período matutino e tem toda a tarde livre para corrigir provas, elaborar aulas e experimentos, bem como discutir projetos e idéias com o outro professor. Esse outro, ministraria aulas no período noturno e dividiria a tarde com seu companheiro. Saliento que esse seria um exemplo de uma escola pequena, que contrataria apenas 2 professores de química. Escolas maiores poderiam contratar 4 professores nos mesmos moldes.

O período de aulas poderia ser negociado na contratação ou poderia ser trocado entre os professores a cada ano, desde que o horário comum de todos fosse o período da tarde, para reuniões e planejamentos diversos.

No entanto, para ter essa identidade e esse período de trabalho, o professor deveria ter um local adequado para se instalar na escola. O desejável seria uma sala de professores para cada disciplina. Uma sala para os professores de química, outra para os de biologia. Sinceramente, acho as salas de professores das escolas atuais muito ruins. Cada professor sentado em uma ponta de uma mesa enorme, ou sentado em um banco desconfortável, ou ainda, com um armário minúsculo contendo seu nome, quando muito.

Se você tem um lugar adequado para ficar, com uma mesa só sua, com um computador a disposição, teríamos um começo promissor em termos de identidade, conforto e status do professor. 

Com esse regime e um salário inicial em torno de 3.000,00 reais, como já discutido aqui. Melhoraríamos com certeza, a educação e a profissionalização docente, atraindo nossos jovens para a profissão.

É uma equação simples. Não falta dinheiro. Falta vontade política.

Alguns poderiam argumentar que nesses moldes não teremos professores suficientes em curto e médio prazo. Ora, já não temos professores suficientes em curto e médio prazo e a continuar assim, não teremos nem a longo prazo. 

É isso. A mudança se faz necessária, se ainda quisermos ter professor nos próximos dez anos.


terça-feira, 19 de abril de 2011

PESQUISADORES DESCOBREM PORQUE A CERVEJA FICA CHOCA!

GOIÂNIA - ANO I - 66

Olá Químicos e Agregados, 

Essa notícia é boa para os amantes da cerveja. Pesquisadores ligados a Universidade Técnica de Munique, na Alemanha (Para quem não sabe, terra natal da Oktoberfest) conseguiram identificar o composto químico responsável pelo aroma/gosto nada agradável de uma cerveja CHOCA.

É o ácido humulônico (É uma adaptação de nome tão somente minha. Não achei na rede nada parecido com esse nome para traduzir. É um ácido iso-alpha oriundo do lúpus(Ops!!) Lúpulo da cerveja, humulus lupulus L, daí o nome. Em inglês é humolone acid.).

Pois é, caros beberrões. Com o passar do tempo, esse ácido citado acaba se decompondo em vários outros compostos, como é mostrado na figura a seguir, tirada do próprio artigo que relatou o estudo:



Figure


Quem quiser, pode acessar o artigo completo e com mais detalhes, na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, clicando aqui.

Essa decomposição acontece com o tempo e são esses vários compostos oriundos desse ácido é que originam aquele odor ruim absurdo do cara... desagradável da cerveja choca.

Aí você deve estar de perguntando. Como eu evito isso? Segundo os autores, basta ajustar a acidez da cerveja e mantê-la sempre fresca ou preferencialmente, gelada. Leram bem? Ge-la-da.

Ou seja, a decomposição acontece com o tempo e devido ao calor.

Então, é isso. Mantenha sua cerveja sempre gelada.

Abraços e bons goles.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SEXTA-FEIRA DA CANÇÃO X

GOIÂNIA - ANO I - 65

Olá Químicos e Agregados.

O Sexta-feira da canção de hoje é uma música velha. Tá legal, eu quase sempre coloco música velha. Mas é uma maneira de resgatar algumas coisas que eram bem legais. Pra época, é claro. É uma música bem New Age. Para quem não sabe o que é isso, sugiro digitar as duas palavrinhas no google, que o oráculo vai dizer melhor do que eu.

Hoje: Mamma Maria - Graffiti.


terça-feira, 12 de abril de 2011

HÁ 50 ANOS, O HOMEM FOI AO ESPAÇO

GOIÂNIA - ANO I - 64


Olá Químicos e Agregados.


Pois é. Hoje é dia 12 de Abril de 2011. Há 50 anos o homem chegava ao espaço. 


O autor de tal feito foi o russo Yuri Gagarin. Mais informações sobre o rapaz, aqui. É Wikipédia, mas é um começo bom.


Os russos estão comemorando muito a data, considerando Yuri um herói nacional.


Eu acho que ele têm sim o que comemorar. Afinal, é russo o primeiro homem a ir ao espaço e dar uma volta completa em volta da Terra a borde da nave Vostok I. Ele esteve em órbita durante 108 minutos.


É clássica sua frase: "A Terra é Azul". 


Foi por causa desse vôo que os estadunidenses chegaram a Lua. Foi um feito que catapultou as viagens tripuladas para fora do planeta.


Além disso, os russos são líderes mundiais em lançamentos de satélite e contam com alta tecnologia em 
pousar suas naves em desertos. Os estadunidenses só pousam em Terra em ônibus espaciais.


Abaixo você pode ver a Vostok I



E agora, pode dar uma olhadinha no Yuri Gagárin.





Um abraço a todos. Feliz 50 anos do primeiro vôo espacial da história.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

OLHA O ASTERÓIDE AÍ, GENTE!

GOIÂNIA - ANO I - 63

DA FOLHA DE SÃO PAULO

Um asteroide com 400 metros de diâmetro vai passar perto da Terra no início de novembro, provavelmente no dia 8, segundo previsões iniciais.


"A aproximação com a Terra do asteroide 2005 YU55 é incomum pela curta distância e pelo seu tamanho. Em média, ningúem esperaria que um objeto deste porte passasse tão perto em 30 anos", comenta Don Yeomans, da Nasa. 

Pela sua dimensão e trajetória próxima à Terra, o 2005 YU55 entrou para a lista de asteroides "potencialmente perigosos" na definição do centro planetário de Cambridge, em Massachusetts, noticia o site www.space.com.

Os cientistas, entretanto, estão ansiosos com a notícia, vista como uma "oportunidade única". "Em um sentido real, fornecerá uma resolução de imagem comparável ou até melhor do que um missão de uma nave espacial', diz Lance Benner, pesquisador do JPL (Laboratório de Jato de Propulsão) da Nasa.

Segundo estimativas, a rocha espacial estará a 0.85 distância lunar --menos que os cerca de 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua.

A passagem do asteroide, identificado pela primeira vez em 28 de dezembro de 2005, mobilizará um programa extenso de observações por radar, raios infravermelhos e a olho nu.



Imagem de radar do asteroide 2005 YU55, que vai se aproximar da Terra na data provável de 8 de novembro

Comentário do Blog

Ué? O fim do mundo não era em 2012? Ninguém respeita mais nenhum tipo de acordo mesmo. Pelo menos não atrasou, né? Adiantou...

terça-feira, 5 de abril de 2011

SOBRE A FRAUDE NA UNICAMP

GOIÂNIA - ANO I - 62


Olá Químicos e Agregados.

A notícia que mexeu como todo o mundo da química na semana passada foi a acusação de fraude em gráficos de RMN em artigos do Cláudio Airoldi da UNICAMP e Denis Guerra da UFMT. 

As acusações giram em torno de prováveis manipulações de dados de ressonância magnética, em estudos sobre as características de certas moléculas. A editora multinacional Elsevier, em cujas revistas saíram as 11 publicações, diz que três cientistas independentes concluíram que os dados teriam sido manipulados.

Funcionou mais ou menos assim: 

1) Um pesquisador, ou vários, não se sabe ainda, escreveu uma carta para a Elsevier, mais especificamente para o Journal of Colloid and Interface Sciences, acusando que 11 publicações continham dados fraudados;

2) A Elsevier nomeou três outros assessores para reavaliarem os trabalhos e eles disseram que haviam indícios de manipulação;

3) Os químicos brasileiros recorreram e apresentaram provas de que, segundo eles, não haviam manipulações nos gráficos;

4) A Elsevier não se pronunciou sobre a resposta dos autores brasileiros.

Quais as conclusões que se podem tirar desse caso?

A primeira: Houve manipulação. Cabe aos órgão competentes onde trabalham cada um dos autores abrir sindicâncias internas e investigar e punir de acordo com a lei.

A segunda: NÃO houve manipulação. Cabe aos órgãos competentes onde trabalham cada um dos autores  abrir sindicâncias internas e investigar o que de fato ocorreu.

Assim, esse blog não se manifesta a favor ou contra os autores até que as investigações terminem e se tenha idéia do que de fato aconteceu. Essa é a postura mais justa e também foi adotada pela SBQ, ou seja, é preciso cautela antes de acusarmos de fatos que estão distantes de terem um fim, pelo menos por enquanto.

Cabe lembrar também que o autor tem cerca de 400 publicações. As investigações estão no início.

Outro fato. O Brasil cresceu muito em termos de publicação no mundo. Infelizmente e não só para ele, podemos estar sendo vítimas de um grupo concorrente. 

Uma fraude é muito difícil de ser provada, além do fato de existir interpretações muito diferenciadas sobre um mesmo resultado, como é comum na ciência. Ademais, os dois primeiros assessores não viram tal manipulação nos resultados. E se são 11 artigos, são pelo menos 11 assessores diferentes, podendo chegar a 22!

Fato outro. A pressão por publicação é enorme. Acaba sempre de alguma forma nos massacrando dentro dos programas de pós graduação. Caso se confirme as fraudes, é um aspecto a ser analisado. Publicação a qualquer preço o que pode levar pesquisadores a publicar cada vez mais, sobre cada vez menos.

Vamos aguardar. Cautela até o fim das investigações.