terça-feira, 31 de maio de 2011

O DESAPARECIMENTO DOS VIKINGS

GOIÂNIA - ANO I - 74

DO ESTADÃO

Uma onda fria na Groenlândia no século 12 pode ajudar a explicar porque colônias vikings sumiram da ilha, informaram cientistas nesta segunda-feira. No relatório, a reconstrução das temperaturas a partir de exames de sedimentos de um lago a oeste da Groenlândia, datados de 5.600 anos atrás, também indicaram que antes, colônias pré-históricas tiveram que enfrentar oscilações climáticas na região.

"O clima teve um papel importante no desaparecimento dos vikings da Groenlândia", disseram pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, em comunicado sobre as descobertas da queda de 4ºC no período de 80 anos em, mais ou menos, 1100.

Tal mudança é o equivalente a temperatura média em Edimburgo, na Escócia, diminuindo de modo a coincidir com a encontrada em Reiquiavique, na Islândia. Isso representaria um enorme revés para a produção agrícola e pecuária. "Há uma tendência de arrefecimento na região imediatamente anterior ao desaparecimento nórdico", disse William D'Andrea da Universidade Brown, principal autor do estudo nos Estados Unidos, para a publicação Proceedings of the National Academy of Sciences.

Pesquisadores têm poucos registros escritos ou arqueológicos para descobrir porque as colônias vikings foram abandonadas no oeste da ilha em meados do século 14 e no leste no início do século 15. Conflitos com o povo inuit, a procura por melhores terrenos para a caça, tensões econômicas e oscilações naturais do clima, talvez causadas por mudanças no período solar ou erupções vulcânicas, podem também ter sido fatores determinantes.

Além deste período, o estudo também traçou oscilações no clima durante a ascensão e queda dos povos pré-históricos na Groenlândia, começando pela cultura Saqqaq, que prosperou entre cerca de 4.500 anos e 2.800 anos atrás.

Comentário do Blog

Sinceramente, se os Vikings tivessem vivido em Goiás, isso não teria acontecido! Hoje tá frio. Moçada tudo de blusinha aqui no Campus. Temperatura: 26 °C. Paraíso Viking.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

34a. REUNIÃO ANUAL DA SBQ

Florianópolis - Ano I - 73

Olá Químicos e Agregados.

Escrevo diretamente da 34a. Reunião Anual da SBQ.

Ontem foi a abertura, com uma palestra da ex-presidenta da SBQ, profa. Vanderlan Bolzani, sobre química de produtos naturais.

Hoje foi a primeira sessão de painéis. Destaque para a divisão de ensino de química, com 432 trabalhos, ficando atrás apenas da divisão de produtos naturais.

No entanto, mesmo assim, parte dos trabalhos apresentados na sessão de ensino de química ficaram em um canto escuro, sem luz, do espaço para pôsteres. Um desrespeito que a SBQ tentará resolver de hoje para amanhã.

A reunião da SBQ está de fato, muito grande. Há muitas pessoas e a logística parece cada vez mais difícil. Acho complicado a cidade de Águas de Lindóia suportar a próxima reunião. Foram mais de 4500 inscritos.

Sessões coordenadas cheias, palestras concorridas. De fato, a química é grande no Brasil, hoje. Ainda me lembro de minha primeira reunião anual, em 1993, na cidade de Caxambu, MG. Inscritos: aproximadamente 400 pessoas.

Tirando a dificuldade de acesso, já que não temos o conforto do deslocamento a pé, como em Águas de Lindóia, tudo parece estar indo bem. Se eles resolverem o problema da luz na sessão de educação, é claro.

Mas, parece que, também para a SBQ, a educação tem que ficar no escuro...

Abraços de Floripa!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PIXAÇÃO NA PAREDE DO IQ - UFG

GOIÂNIA - ANO I - 72


Olá Químicos e Agregados.


Hoje a parede do pátio de entrada o IQ - UFG amanheceu pixada.


Os dizeres são:"Fardado aqui, não!"


Imagino que o pixador se refira ao fato de transitarem pelo campus uma quantidade considerável de policiais militares do batalhão de polícia ambiental.


Eles estão no campus pois participam de um curso de extensão.



Segundo o "release" do LABOTER, promotores do curso:

O curso de extensão “Estratégias Ambientais: UFG e o Batalhão Ambiental – Uma Ação de Cidadania” foi concebido com o propósito de colocar a serviço do Batalhão Ambiental, o que a Universidade tem nas suas finalidades: formar, capacitar e qualificar, 220 homens do Batalhão Ambiental engajados pelo Estado de Goiás, no que se refere às questões sobre educação, políticas e legislações ambientais.
O curso contém 6 módulos: planejamento ambiental e as interpretações sobre as relações cidade/campo; inundações no espaço urbano de Goiânia e as dimensões naturais e sociais do problema; áreas de proteção ambiental no Estado de Goiás; formação florestal no entorno de Goiânia; o turismo e a questão ambiental; o uso do GPS para a cartografia ambiental; além de um ciclo de palestras, totalizando 60 horas de curso. Este é proposto pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER), do Instituto de Estudos Socioambientais – IESA – do qual tem total apoio.

Eu vejo com bons olhos esse curso. É uma forma de estreitar os laços entre a universidade e a polícia, no caso, a ambiental. 

NÃO vivemos mais em uma ditadura, assim, não me sinto de forma alguma ameaçado pelos policiais em meus direitos individuais dentro da universidade, como faz parecer a pixação estampada na parede do IQ.

Policiais também são cidadãos e merecem as mesmas oportunidades de formação que as nossas. Perguntei a um deles sobre o curso e a necessidade de estarem fardados. Simples. Apesar de estarem no curso durante a semana, estão de serviço, trabalhando. Justo.

A continuar esse patrulhamento sem justa causa, teremos que proibir a entrada dos trabalhadores da White Martins que entregam gases, os bombeiros que vem direto do trabalho para as aulas, os bancários do Banco do Brasil, e vários outros cidadãos que transitam pela universidades em suas devidas indumentárias.

Agora, temos que gastar o dinheiro do cidadão, inclusive o do policial, para apagar a pixação e pintar a parede novamente.

Lamentável. Principalmente dentro de uma universidade.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

SEXTA-FEIRA DA CANÇÃO XI

GOIÂNIA - ANO I - 71

Olá Químicos e agregados.
Hoje, uma homenagem ao escuridéu que ficou o Campus II hoje, depois das 6 da tarde.

Parece ter sido um curto circuito.

Certo. Ok. Talvez seja isso, talvez a universidade tenha triplicado de tamanho e o sistema elétrico seja o mesmo de 20 anos atrás. Vai saber, né?

Com um refrão bastante sugestivo:

You can´t start a fire
You can´t start a fire without a spark
This gun´s for hire
Even if we´re just dancing in the dark

Vamos de música, ora pois. Hoje:  Bruce Springsteen - Dancing in the Dark.

terça-feira, 10 de maio de 2011

ESPAÇO DAS PROFISSÕES - PARTE II

GOIÂNIA - ANO I -70

Olá Químicos e Agregados,

Mais uma sessão de fotos do espaço das profissões. O tema de hoje está relacionado ao trabalho propriamente dito, ou seja, a recepção dos alunos do ensino médio,  pelos monitores. 

Pedro Bala e a latinha que implode. Os meninos gostaram e ele deve ter implodido umas 70 latas.

Lâmpada de lava e condução de eletricidade. Sucesso.

Alguma coisa estava muito interessante por ali...

Tome correria porque a sala vivia lotada.

E tome gente querendo segurar o experimento da caneta que afunda. Os monitores sempre testavam o experimento com as meninas e as monitoras, sempre com os meninos.

Esperando o foguete sair (E o Gérson tomar mais banho de álcool).

Molecada pergunta mesmo!!

Atenção e curiosidade


Jair atrapalhando uma foto do público!


E a tarde cai...e o trabalho continua...

Gente. E mais gente.

E a noite cai...e o trabalho continua.

Pra terminar, uma arte química, segundo os autores, é claro.
Até mais gente. Ainda faltam duas partes.
Abraços.

terça-feira, 3 de maio de 2011

ESPAÇO DAS PROFISSÕES - PARTE I

GOIÂNIA - ANO I - 69

Olá Químicos e Agregados.

Hoje começaremos uma série de posts sobre o espaço das profissões, realizado pela UFG no Campus II. 

Circularam pelo Campus II mais de 30 mil alunos de nível médio e fundamental de ensino que assistiram várias palestras e visitaram as salas interativas dos cursos que gostariam de conhecer. 

No nosso blog, vou apresentando, aos poucos uma série de fotos do evento, na visão dos químicos, é claro.

Agradeço imensamente os alunos de graduação que fizeram com que o evento funcionasse adequadamente. Aliás, só houve a sala interativa da química, única e exclusivamente por causa desses meninos: Kallita, Excell (Walex), Bruna, Alline, Eli, Gerson, Joicy, Lilian, Monah, Thais, Presunto (Thiago), Yuri, Carlos, Edna, Flávia, Jair, Layla, Rubiane, Ana Carolina, Fabrício, Hadassa, Wilsiane, Pedro Bala, Amorfo (Lucas), Ariel, Rayssa e Morgana.

Hoje, fotos da preparação da sala e de alguns experimentos realizados:

Preparando alguns jogos e consertando outros!

Experimentos alternativos e um monte de homens tentando fazer funcionar o destilador!


A batalha do destilador continua, com esforço e "garra" (sacaram o jogo de palavras?)

Mais preparação!

Foguete Funcionando e molhando o Gerson com álcool! Esse bebeu!
 
Um tanto de coisa que o Presunto fez para destilar cachaça!

Aguardem por mais fotos!