quinta-feira, 28 de julho de 2011

"PARTÍCULA DIVINA" SERÁ ESCLARECIDA ATÉ 2012

GOIÂNIA - ANO I - 87
 
DA EFE

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês) está funcionando "extremamente bem", mas ainda será preciso esperar até o final de 2012 para estabelecer a existência do bosón de Higgs, ou "partícula divina", que se acredita tenha transformado a massa amorfa de partículas em matéria sólida no nascimento do Cosmos.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo diretor-geral do Cern (sigla em francês de Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), Rolf Heuer, na apresentação dos resultados científicos do primeiro ano de funcionamento do LHC durante a conferência de Física de Alta Energia, que reúne 700 cientistas em Grenoble (sudeste da França). "A resposta à pergunta de Hamlet sobre o bosón de Higgs ser ou não ser estará disponível no final do ano que vem", brincou Heuer.

Ele destacou que não se pode esperar "demais" da pesquisa em um curto período de tempo, já que se trata do primeiro ano de trabalho de uma máquina planejada para permanecer em operação por duas décadas.

ACELERADOR

O LHC, um acelerador de partículas construído em um túnel circular de 27 quilômetros e situado sob a fronteira entre França e Suíça, está funcionando melhor do que o esperado. ]Em seu interior é promovida a colisão entre dois feixes de prótons quase à velocidade da luz e são analisadas as altíssimas energias subatômicas que produzem. O nível de colisões alcançou o objetivo fixado para todo o ano de 2011 e chegou a 70 milhões de colisões de partículas.

No entanto, ainda será necessário multiplicar por dez a quantidade de dados estatísticos obtidos para saber se existe ou não o célebre bosón, denominado também "partícula divina", acrescentou Heuer. "Estamos vivendo momentos muito excitantes para a física de partículas", afirmou na conferência à qual compareceram, entre outros, os prêmios Nobel de Física David Gross (2004) e George Smoot (2006).

Segundo o diretor-geral do Cern, não dispor ainda dos dados que permitam esclarecer a incógnita não é, em absoluto, uma "decepção". "Estaria decepcionado se a máquina não funcionasse", acrescentou Heuer. Este é o primeiro dos mistérios físicos que os especialistas que trabalham com os dados gerados pelo acelerador tentam esclarecer. Assim, tanto provar a existência do bosón como certificar que não existe seria uma descoberta.

Caso seja encontrado o último elemento que falta no denominado Modelo Padrão da Física de Partículas --anunciado na década de 1960 pelo professor Peter Higgs--, será possível compreender por que as massas de partículas elementares são distintas de outras.
Mas se a desejada partícula não aparecer, evidenciaria que este modelo está incompleto e abriria novas vias de pensamento aos cientistas.

DESCOBERTA AGUARDADA

Paralelamente, até o final de 2012, os responsáveis do Cern abordarão outros dos mistérios estudados pelos físicos que trabalham com o LHC, considerado uma das maiores proezas científicas da história da humanidade, embora espera-se que "a primeira grande descoberta seja feita no ano que vem".

Um deles será determinar se existem mais de três dimensões, compreender as diferenças entre matéria e antimatéria e esclarecer se é possível fazer arqueologia cósmica e explicar melhor o que aconteceu durante o Big Bang, há 14 bilhões de anos. Neste tempo de funcionamento do LHC (que opera desde 20 de novembro de 2009) foram comprovadas propriedades de partículas já conhecidas, o que permite que agora se avance "em direção a um território inexplorado".

Assim que começarem a chegar os primeiros resultados "cientificamente revolucionários", será possível estudar a construção de um novo acelerador, tarefa que requereria muitos anos e financiamento, visto que o atual LHC precisou de 20 anos de trabalho, 4 bilhões de euros de financiamento e a contribuição de milhares de cientistas. "Temos muitos planos, mas começaremos a estudá-los quando o LHC nos disser onde está o novo continente no qual buscar territórios. Não faz sentido avaliar nada até que não tenhamos todos os resultados do acelerador", acrescentaram os especialistas.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

HADDAD É CONTRA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SEM PÓS

GOIÂNIA - ANO I - 86
 
Olá Químicos e Agregados,
 
Estou de férias, mas não estou parado.
 
Trago hoje uma reportagem da Folha de São Paulo sobre o título desse post. Volto nos comentários do blog.
 
DA FOLHA DE SÃO PAULO
 
O ministro da Educação Fernando Haddad afirmou nesta quinta-feira que é contra o projeto de lei da Comissão de Serviços de Infraestrutura que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e permite a contratação de professores em universidades públicas e privadas sem título de mestrado ou doutorado.

"O PL está na contramão do que o PNE [Plano Nacional da Educação] quer", disse Fernando Haddad durante sua palestra, na 63a reunião anual da SBPC, que acontece em Goiânia. "É óbvio que o ministério entende que quem está no mercado de trabalho [e não tem titulação de pós] deve ser valorizado para dar aula. Mas isso deve ser a exceção e não a regra", completou o ministro. Uma das justificativas do PL é permitir a contratação de profissionais de "notório saber" que não são absorvidos nas universidades em razão da exigência de títulos.

CRÍTICAS NA SBPC
No primeiro dia do encontro da SBPC, a presidente da instituição, Helena Nader, já havia criticado o projeto. De acordo com ela, se o PL for aprovado, todo o sistema de ensino brasileiro será fragilizado. "Não podemos admitir a possibilidade de esse projeto vir a se tornar lei", disse Nader.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), relator da proposta na Comissão de Educação, argumenta que faltam docentes para a educação superior. "É de se perguntar se havia doutores diplomados no alvorecer de Bolonha, Oxford, Harvard e Coimbra", afirmou Dias, em seu parecer favorável ao projeto. "Precisamos olhar para as grandes universidades do mundo hoje, como Harvard, e ver que elas estão seguindo o caminho oposto [ao que propõe o PL]", disse o ministro Fernando Haddad.

O projeto ainda deverá passar pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Caso seja aprovado em plenário, será avaliado pela Câmara dos Deputados.

Comentário do blog.
Fácil essa, né. Esse é o PL 220/10 proposto pelo Senador Álvaro Dias (PSDB). Fica claro que ele favorece os interesses das universidades particulares, pois a LDB é clara em dizer que em nível superior, o professor deve ter ou mestrado ou doutorado. Caso o professor não tenha tal título, as universidades particulares não precisariam mais ter que obedecer as exigências mínimas, ou seja, ter em seus quadros, uma parte de mestres ou doutores. Sacaram?
Assim, podem pagar menos e não precisam pagar os professores que se especializam.
Nas Federais não vejo isso como um problema. Há sempre requisito mínimo em concursos, de mestre ou doutor. A não ser para substituto, é claro.
Por que o projeto se torna uma ameaça ao desenvolvimento? Ora, fica sem sentido o investimento em mestrado e doutorado no país, importante para o seu crescimento. Um mestre ou um doutor não são importantes somente para as universidades federais. São para o país todo, sejam as universidades particulares, sejam as indústrias.
Enfim, idéia ideia pífia.
Abraços a todos.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PORTAL QUÍMICA NOVA INTERATIVA

GOIÂNIA - ANO I - 85

Olá Químicos e Agregados.

Hoje venho com uma sugestão de site que achei bastante interessante (tanto a sugestão, quanto o site, hehehe).

É o portal Química Nova Interativa (clique aqui para conhecer).

Lá tem de tudo um pouco. Aulas, vídeos, artigos, possibilidades de avaliação, postagem. 

A proposta é a interatividade por meio da química. Fica a dica.

Abraços a todos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

VÍDEOS DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA II - PARTE IV

GOIÂNIA - ANO I - 84


Olá Químicos e Agregados,


Apresento a vocês o quarto vídeo da série: Vídeos Amadores no Ensino de Química, apresentados na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química II. Os outros três vídeos podem ser vistos nos posts imediatamente anteriores. Os alunos envolvidos dessa vez são: Pedro Bala, Edna Sheeerrr, Flávia Dorothy e Layla Roussef.


quinta-feira, 7 de julho de 2011

VÍDEOS DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA II - PARTE III

GOIÂNIA - ANO I - 83

Olá Químicos e Agregados, 

A seguir, mais um vídeo da Séria Série: Vídeos da disciplina de Instrumentação. Hoje, os alunos envolvidos são: Maelí (Maelídia número 1), Ana Lídia (Maelídia número 2), Thiago e Diego Emo. 


quarta-feira, 6 de julho de 2011

VÍDEOS DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA II - PARTE II

GOIÂNIA - ANO I - 82


Olá Químicos e Agregados, 

Como prometido, aqui está o segundo vídeo apresentado na disciplina de Instrumentação II. Os alunos envolvidos nesse vídeo são: Eduardo, Amorfo (Lucas), Jessé e Pedro Augusto. Favor reparar na Marie Curie. 


sexta-feira, 1 de julho de 2011

VÍDEOS DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA II - PARTE I

GOIÂNIA - ANO I - 81

Olá Químicos e Agregados.

Sei que nem todo mundo ainda sabe, mas ministro no curso de Licenciatura em Química aqui do IQ uma disciplina com o singelo nome de Instrumentação para o Ensino de Química II.

Pois bem, um dos critérios de avaliação nesse semestre era a produção de um vídeo amador que considerasse um tema ou um conceito em química.

A idéia ideia básica é instrumentalizar os futuros professores sobre as potencialidades do uso de vídeos amadores em sala de aula, considerando-se que nossos alunos de nível médio se relacionam muito bem com tais tecnologias por meio de suas máquinas fotográficas e celulares.

O primeiro vídeo apresentado no final de semestre foi realizado pelos alunos Ademir, Lismone e Alcyone Mary. Em outros posts vou adicionando os outros.