GOIÂNIA - ANO I - 94
Olá Químicos e Agregados.
Eu pensei que já havia visto de tudo em termos de educação no estado de Goiás. Mas fui surpreendido negativamente com essa notícia, veiculada no O POPULAR de hoje: "Parceria Busca Melhores Notas".
Se vocês não viram, vou explicar: a Secretaria de Educação, SEDUC, selecionou mais ou menos 2000 alunos da rede pública, para assistirem aulas em 7 grandes colégios particulares de Goiânia, aos domingos de manhã, nos próximos 2 meses. Uma espécie de "intensivão" para o ENEM. O intuito é fazer com que esses alunos tirem uma nota melhor no ENEM.
As aulas têm duração de 4 horas e começaram em Agosto, com término em Outubro.
Você pode estar pensando assim:"Nossa, que legal por parte da secretaria, né? Dando oportunidade para os alunos terem boas aulas, com bons professores, aumentando sua nota no ENEM."
Correto? Não!! Errado. Vou explicar na forma de itens, para facilitar nosso entendimento do absurdo que isso se configura:
A) Essa parceria NÃO beneficia a rede pública. As notas do ENEM, se caso melhorarem, vão trazer dividendos para a SEDUC, inflando notas que não são reais, obtidas por meio de intensivos, e mais, o senhor secretário poderá utilizar essas notas como dividendos políticos em prol de sua gestão, anunciando coisas do tipo: "Em minha gestão, aumentamos a nota do ENEM das escolas da rede pública".
B) Essa ideia ridícula, desqualifica ainda mais nosso tão atacado ensino público. Desmoraliza enormemente o professor da rede pública. Um coisa é ensinar conteúdo em sala de aula, que nossos professores tentam fazer, com baixos salários e escolas caindo aos pedaços. Outra coisa é TREINAR conteúdo em sala de aula limpa e com ar condicionado. É falso, é inflado, é irreal tal atitude. Assim, esses alunos que estão nesses cursinhos, tendem a achar que o seu resultado no ENEM se deve a esses intensivos e não a todo o processo de ensino aprendizagem dos últimos 3 anos no ensino médio PÚBLICO.
C) Tal atitude vai aumentar o estigma de que o sistema particular de ensino é melhor do que o da rede pública, o que não é verdade, como já provei várias vezes nas disciplinas que ministro aqui na UFG, quando consideramos questões sociais, econômicas e estruturais.
D) Com essa atitude, a SEDUC está nos dizendo algo assim: "Realmente, para nós, é muito mais fácil levar os meninos para terem aulas na rede particular do que valorizar nossas escolas e nossos professores". Em síntese meus amigos, a SEDUC está dizendo e gritando em alto e bom tom que FRACASSOU de forma efetiva em seus esforços de melhoria da rede pública. Isso é tão somente um atestado de INCOMPETÊNCIA.
E quem vocês acham que vai levar a culpa disso tudo, principalmente por parte da sociedade??? Acertou quem disse que é o professor da rede pública, que vai ser confrontado pelos alunos e seus pais. Sem é claro, que os pais saibam o abismo em termos estruturais e salariais nessa diferença.
Lamentável. Estou irado. Eu não desisto. Mas isso chega às raias do absurdo.
Mas vocês podem me perguntar. Mas não é bom para os alunos, isso?
Caros, pode até ser bom, mas eles acabam sendo massa de manobra, entendem?
Abraços e meus pêsames a todos.