sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SEXTA FEIRA DA CANÇÃO XIV

GOIÂNIA - ANO I - 96

Olá Químicos e Agregados.
Hoje é feriado. Para mim pelo menos. Após uma batalha épica entre institutos, faculdades e pró-reitoria, eis que ganhamos. Muito calor foi o que ganhamos.
Hoje estou saudoso e romântico. Sim! Isso quer dizer que eu vou colocar uma música velha, como é peculiar. "Mais uma música velha", diria a professora Nyuara. Mas eu sou novo, é bom lembrá-la. A música é uma que faz tempo que eu não ouvia. E convenhamos, não é ótima a sensação que temos quando ouvimos uma música que há tempos não ouvíamos? O clipe é velho e tosco, mas a música é boa...
Então vamos lá!
Hoje: Nazareth - Love Leads to Madness.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O PACTO PELA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS

GOIÂNIA - ANO I - 95

Olá Químicos e Agregados.

Sim. Dei uma boa sumida dessas áreas, mas cá estou, de novo. Mais chato do que sempre.

Bom. Como todos já sabem, o Secretário da Educação do Estado de Goiás, lançou o Pacto pela Educação. Segundo ele, é um conjunto de medidas que visam mudar a educação nos próximos 25 anos no estado.

São 5 pilares básicos. E sim, o chato aqui vai analisá-los um por um. Você inclusive pode lê-lo na íntegra, clicando aqui. Assim, você me ajuda, comparando o que está lá com o que eu vou escrever aqui, para que eu não fique com a fama de mal humorado ou insistentemente contrário ao governo. Já adianto, que tem coisa que eu concordo. (Ouço gritos de júbilo!!!).

Bão? Então vamos começar pelo começo. O post vai ser um pouco longo, mas os próximos devem ser mais curtos. 

Vamos lá: PRIMEIRO PILAR:

A) Valorizar e fortalecer o profissional da Educação

A primeira parte desse item tem o título: O que já foi feito.

Lá ele diz que um dos passos foi valorizar a gestão. Eleições para diretor, essas coisas. Mas o interessante é que lá ele não diz que os diretores eleitos tiveram que assinar um termo de responsabilidade do tipo, caso a nota do IDEB da escola não melhore, tal diretor pode ser exonerado. Logo, o que está escrito lá em relação a essa pressão por resultados, simplesmente...não está escrito lá. Já escrevi sobre isso aqui.

Mas tem coisa boa. Diz que a remuneração para o diretor teve um acréscimo de 45% na gratificação. Bom, dinheiro é sempre bom, né? Mas alguns diretores já me informaram que não é beeeemmm assim. 45% sobre um valor pequeno (Porque não é sobre o salário, é sobre a gratificação de diretor) também é pequeno, né? Mas dinheiro é dinheiro, nem que seja para o dobro do trabalho e a pressão por resultados.

E diz também que o diretor vai fazer uma pós graduação em gestão escolar. Bom também. Vamos ver se isso vai pra frente mesmo. Essa é uma iniciativa boa.

Dentro desse item tem outros títulos. Vou dar pitaco em mais um deles, deixando outros para outros posts: O que a reforma propõe - 1. Valorização da Carreira do Profissional da Educação.

Nesse tópico o pacto diz que vai procurar pagar o piso. Isso parece bom, mas vejam bem, isso não tem que ser um pacto, pois é tão somente uma LEI QUE NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDA. Como uma lei que não está sendo cumprida pode figurar em uma reforma a ser realizada? Isso ainda me parece meio surreal, como é para os professores do nível médio.

Diz que vai criar carreiras na rede. Carreiras atrativas. Ótimo. Carreira atrativa é aquela que paga bem. Diz que focará três caminhos: a docência, a especialização pedagógica e o caminho da liderança (?). Isso, segundo o pacto, vai garantir a contratação de profissionais especializados.
Ótimo, parece bom. Mas é importante lembrar que para contratar profissionais especializados para essa pretensa mudança, tem que tornar a carreira atrativa. NÃO me engano como formador. Meus jovens licenciandos acham muito atrativo uma carreira QUE PAGA BEM! Começa por aí. Logo, isso pode vir a atrair pessoas para cursos de licenciatura iniciando um círculo virtuoso.

Digo isso pois de 9 Licenciados que já foram alunos meus de mestrado, eram professores da rede. Gostariam de ter ficado, mas até pedirem exoneração e adentrarem uma carreira profissional em nível federal, não tinham ainda recebido o adicional por serem mestres. Isto, é, os bons vão embora rapidinho. E se ainda não foram, falta pouco, pois vai ter bastante concurso federal no ano de 2012. Acho melhor o governo estadual se apressar um pouco.

A revisão do estágio probatório é uma boa. Não pode ficar só em papel.

Diz que vai rever os mecanismos de promoção para torná-los mais objetivos e meritocráticos. Bom, esse eu vou ficar no aguardo para analisar, porque da forma como foi escrita essa frase, não me diz absolutamente, nada.

Bom, acabei a primeira parte. Se você conseguiu chegar até aqui. Logo eu volto com a análise das outras partes desse pilar.

Um mol de amplexos delirantes...