sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PROFESSORES DEDICADOS

Goiânia - Ano III - 123

Olá Químicos e Agregados.

Olha o que eu ouvi hoje na rádio CNB:


Sintetizando, o jornalista relata uma experiência na rede pública do estado de São Paulo. Ele diz que houve uma melhora substancial na aprendizagem dos alunos em português e matemática (por volta de 40%) a partir do momento em que a escola passa a ter o que denominaram de Professor Dedicado.

Ou seja, aquele professor que tem dedicação exclusiva a uma escola só!

Ele relata ainda, que dependendo do tempo de casa do professor e de sua titulação e experiência, seu salário pode chegar a 5000 reais.

Termina dizendo que a soma entre motivação, dedicação e boa remuneração levou a esse resultado.

Outro aspecto nessa notícia é que a escola também é de tempo integral, o que considera mais tempo do aluno em sala de aula e mais tempo do professor com o aluno.

Não nego que seja um ótima notícia. Excelente. Aliás, eu já havia comentado sobre isso aqui:


Fica portanto, claríssimo o que deve ser realizado pelos nossos governantes. Eu, como vários outros educadores e formadores de professores, defendemos isso há séculos (fui longe, agora):

A) O professor deve ter dedicação exclusiva a somente UMA escola. Isso gera identidade e melhores condições de trabalho.
B) O professor deve receber uma remuneração a mais no salário por ser dedicação exclusiva;
C) O salário deve ser compatível com sua função e ser atrativo o suficiente para que possamos atrair os melhores estudantes.
D) A escola deve ser integral, pois possibilita maior tempo do aluno em sala de aula com esse professor que é de dedicação exclusiva.

Já bato nessa tecla há anos. Parece que alguém está querendo enxergar o caminho. 

Assim esperamos....