Goiânia - Ano II - 107
Olá químicos e agregados.
Dando umas voltas em algumas revistas da Royal Society of Chemistry, deparei-me com um artigo muito interessante. A ideia é do grupo do professor Marcus Eberlin, da UNICAMP e foi capa da revista THE ANALIST, de junho.
Olha só o que os caras fizeram. Pelo que li em meu inglês macarrônico e ruim, eles desenvolveram um mecanismo de alta tecnologia utilizando recursos muito simples: uma fonte de ionização e dessorção de amostras para análise por espectrometria de massas.
Em alguns sites de ciência é possível baixar uma imagem do aparato, como essa aqui:
Vejam só. Essa ideia simples substituiu um aparelho que fazia a mesma coisa mas que custava 25 mil dólares. Sabe quanto gastaram com a ideia acima? 2 dólares. Penso que o que ficou caro aí foi a lata de spray. Se você ainda conseguir, pode tentar ler o artigo aqui.
Digo que o mais revolucionário na ciência são sempre as ideias mais simples.
É isso.
Olha aí um evento sobre espectrometria de massa! Muito interessante!
ResponderExcluirA cidade de Campinas recebe de 07 a 11 de dezembro o 5º Congresso BrMass.
O congresso BrMass já recebeu dois palestrantes ilustres: John Feen e Koichi Tanaka, ganhadores do prêmio Nobel de Química de 2002.
Neste ano o BrMass também terá grandes palestrantes, confira: Dr. Raymond E. March, Dr. Robert B. Cody, Michael Siu, Prof. Facundo M. Fernandez e Prof. Renato Zenobi.
O evento acontecerá no hotel Royal Palm Plaza, localizado na Av. Royal Palm Plaza, nº 277 - Jd Nova Califórnia - Campinas/SP.
Para mais informações acesse: http://www.visaofokka.com.br/
(Fonte: Visão Fokka – 29/11/2013)