sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ACHARAM A MATÉRIA ESCURA?

Da Folha de São Paulo



Dois astrofísicos norte-americanos anunciaram a descoberta de partículas que comprovariam a existência da matéria escura que compõe a quase totalidade do universo --noticiado no site LiveScience.

A tese da matéria escura surgiu na década de 1930. A velocidade com que se moviam galáxias e estrelas sugeriam que o universo era formado por mais massa além da que poderia ser vista. Mas como a matéria escura não tem a capacidade de refletir a luz, ela nunca pode ser observada diretamente por telescópios. Se comprovada a descoberta, os dois astrofísicos entrarão para a história. Um deles é Dan Hooper, do Laboratório Nacional de Fermi, em Illinois (EUA), e a aluna de graduação Lisa Goodenough da Universidade de Nova York. A Universidade de Chicago também está envolvida nos trabalhos.

Segundo os estudos, foram observados sinais de raios gama no centro da Via Láctea que eram mais brilhantes que o esperado. Os pesquisadores procuraram a origem desse fenomeno e concluíram que poderiam ser partículas de matéria escura tão compactadas que estariam se destruindo umas às outras e liberando energia em forma de luz. Nem todos, porém, aceitam a ideia de que evidências da matéria escura foram localizadas.


A equipe oficial do Fermi, que conta com a colaboração de vários cientistas internacionais, integra essa linha. Eles não descartam a tese de Hooper, mas também não desconsideram a possibilidade de outra explicação para o brilho detectado.


De acordo com eles, uma análise do centro da Via Láctea é muito complexa dada a variedade de fontes de raios gama que podem ser originadas de estrelas pulsar (de nêutrons) ou de restos de supernovas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário