domingo, 30 de setembro de 2012

AS PLACAS DO IDEB NA PORTA DAS ESCOLAS

Goiânia - Ano II - 116

Olá químicos e agregados.

Li hoje um artigo do Gustavo Iochpe, articulista da revista Veja, que versa, entre outras coisas, sobre uma proposta que ele mesmo fez a respeito de se colocar na frente de cada escola, uma placa com a nota do IDEB obtida por ela. O artigo é de alguns meses atrás. Os argumentos do moço estão aqui, para quem se interessar. 

O que eu acho disso? Você deve estar se perguntando. É claro e notoriamente evidente que sou contra. Mas o pior, é que alguns deputados federais compraram essa ideia e o projeto de lei que descreve essa aberração já está sendo/foi discutido na comissão de educação da câmara.

Primeiro, penso que seja importante você saber o que é o IDEB. Segundo o site do MEC:

"O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos."

Copiei diretamente do site do MEC.

Vamos aos meus argumentos para ser contrário a isso:

1) Vejam, um dos critérios é uma nota obtida pelo estudante em uma prova escrita elaborada pelo INEP que é geral e igual para todo o país. A prova não considera as realidades locais nem as idiossincrasias dos grupos de cada uma dessas escolas;

2) Considera também as taxas de reprovação. Ora, sabemos que vários são os fatores que levam a reprovação dos alunos. Mas em nosso país e em se tratando de escolas públicas, principalmente as periféricas, os alunos vão a escola para se alimentar. Uma parte considerável deles têm uma série de problemas na família, que vão desde o abandono do pai ou da mãe (ou de ambos) até dificuldades financeiras e de deslocamento para a escola. A chance de uma escola nessas condições ter o IDEB baixo é maior do que em outras escolas, pois é evidente que todos esses fatores atrapalham e muito a aprendizagem das crianças.

3) Uma placa na porta da escola com essa nota pode levar às seguintes situações:
3.1 - As crianças podem se sentir constrangidas ao adentrarem em sua escola com uma placa pendurada dizendo que sua escola tem nota 2 em uma escola de 0 a 10. Serão sempre comparadas às crianças de outras escolas. Diria, de forma modernosa que isso poderia ser até "bullying" (Tá certo, forcei um pouco, mas é que essas coisas me deixam indignado).
3.2 - Os pais podem querer tirar os seus filhos de lá, para procurar outra escola com maior nota do IDEB, desconsiderando que a nota obtida não é culpa da escola nem dos professores, mas de todo um sistema social que exclui parte da sociedade e tenta culpar o professor pelas suas mazelas. Isso gera uma concorrência desnecessária, já que escolas não devem competir pelo aluno. Ainda pode-se causar uma evasão da escola considerando-se o fato dos pais acharem que a escola é ruim.
3.3 - Os pais não precisam achar que a escola é ruim. Tanto a rede pública quanto o sistema particular de ensino do Brasil É MESMO fundamentalmente ruim, como mostram as próprias avaliações governamentais.
3.3 - Melhorar a nota do IDEB não é uma função primordial da escola ou dos professores, como querem fazer transparecer colocando as danadas das placas. O governo é quem tem que propiciar condições estruturais e sociais para que essa escola cumpra verdadeiramente seu papel. 

COLOCAR UMA PLACA NA PORTA DA ESCOLA ME CHEIRA A TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADES. "VIREM-SE SENHORES PAIS. PROCUREM ALGO MELHOR."

Ou seja, ao invés de investir em escolas confortáveis, reduzir o número de alunos por sala, PAGAR bem o professor e dar a este condições mínimas de trabalho, o que nossa "equipe de educadores" faz? Pendura uma placa na porta da escola para falar para os pais o quanto eles próprios estão fracassando em suas obrigações como governantes e com os impostos arrecadados. Lindo isso.

Finalmente, não sou radicalmente contra o IDEB desde que ele seja um mecanismo governamental de avaliação em quais escolas ou áreas educacionais há problemas estruturais e como melhorá-las. Mas nunca como mecanismo de classificação.

Placas na frente da escola. Mecanismo de classificação. Transferência de responsabilidade.

Menos placas. Mais ação. 

É isso.




2 comentários:

  1. um dia querem colocar professor de biologia para dar aula de fisica, quimica e matematica, no outro querem colocar placas com notas. Notas essas que so expoem o caos do ensino publico sem qualidade... aff, tem horas que paro é penso pq tou fazendo licenciatura...triste neh

    ResponderExcluir
  2. Difícil mesmo se manter são com tais propostas. Mas não podemos perder a esperança. Se tivermos que engolir goela abaixo, que seja brigando...

    ResponderExcluir