sexta-feira, 14 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES

Goiânia - Ano III - 128

Olá Químicos e Agregados.

Todos devem ter visto a quantidade grande de manifestações que ocorrem diariamente por conta do aumento das passagens de ônibus em várias capitais do país.

É claro e evidente que tais manifestações não são mais somente por causa do aumento de 0,20 centavos em média nessas passagens em todos esses locais.

E se vocês notaram, eu usei a palavra manifestação. Não serei um daqueles que dirá que o que ocorreu foi vandalismo, terrorismo ou algo parecido. Não cairei nesse visão maniqueísta e elitizada de mundo. Usei por muito tempo transporte coletivo. Sei o que é ruim.

Manifestações pacíficas me parecem um tanto antagônicas. As mudanças vêm de fato sempre com algo mais duro e que incomoda os governantes de algum modo, forçando-os a darem explicações e a aparecerem em público. Alguém lembra de algum governante aparecer em público para falar alguma coisa quando a manifestação é pacífica? Claro que não. Manifestações pacíficas geralmente são deixadas de lado. O máximo que acontece é um porta voz dizer: "Estamos em um estado democrático. É direito da população se manifestar, de forma pacífica. É muito bom para a democracia". 

E claro, é muito bom para os governantes. 

Sabem o que eu acho que seja vandalismo e terrorismo? O que o estado faz com a gente:

- Gastar mais de 11 BILHÕES de reais para dar lucro para uma entidade privada, como a FIFA. Não me venham com ladainhas do tipo: "E o retorno com os turistas? E a geração de emprego? E o legado deixado?". Tudo balela. O retorno com isso tudo não será nem metade do que foi investido. E muita, mas muita gente mal intencionada ganha dinheiro com a copa. Idem para as Olimpíadas.

- Deixar milhares de pessoas dependentes de um sistema de saúde no qual se morre na fila, no banco do hospital e numa maca no corredor.

- Vilipendiar a educação, mola propulsora do desenvolvimento. Escolas ruins. Professores mal pagos. Cidadãos mal formados. Ciclo vicioso. 

Vejo que essas manifestações são um recado. Algo do tipo: "Olhem só. A gente não tá satisfeito, não!". E dá para ficar satisfeito com passagens caras, ônibus ruins, velhos, ATRASADOS E CHEIOS?

Não. Não dá pra ficar satisfeito com isso. 

É vandalismo 10 mil pessoas nas ruas de São Paulo? Por que a mídia só mostra uns 4 caras barbarizando? Por que não mostra policiais jogando gás de pimenta em cinegrafistas e bomba de gás lacrimogênio em estudante?

O movimento Passe Livre é muito mais do que isso. E lendo algumas coisas, descobri que sou amplamente a favor do transporte coletivo gratuito. Mas não sou o cara para falar sobre isso. Encerro deixando alguns links de pessoas que argumentam sobre isso melhor do que eu.




É isso. Um mol de abraços a todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário