DIA 25 DE NOVEMBRO
9:00 - Abertura do I SELIQ
Local: Mini auditório do IQ/IESA
10:00 - Palestra de Abertura: "Formação Inicial pela Pesquisa na Licenciatura em Química"
Palestrante: Profª Drª Agustina Rosa Echeverría – IQ – UFG.
Local: Mini auditório do IQ/IESA
14:00 - 15:00 - Apresentação de Painéis
Local: Pátio entre o IQ e o ICB.
15:00 - 18:00 - Sessão Coordenada I
Local: Anfiteatro do IQ
Trabalhos:
001 - Sobre a conversão térmica: uma aproximação universidade escola.
002 - Diários de aula: um instrumento de análise acerca do discurso da inclusão.
003 - Os alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Química noturno da Universidade Federal de Goiás: dificuldades e perspectivas.
004 - Batalha laboratorial: simulando um laboratório de química geral com auxílio do power point.
005 - Regra do octeto: obstáculos para aprendizado do conceito de ligações químicas.
006 - Análise da abordagem ambiental em três livros didáticos de química aprovados pelo PNLEM/2007
DIA 26 DE NOVEMBRO
9:00 - 12:00 - Sessão Coordenada II
Local: Mini Auditório do IQ/IESA
Trabalhos:
007 - Implementação do curso de Licenciatura em Química noturno na UFG: ações e adequações na busca da qualidade do ensino na formação inicial.
008 - Estudo dos processos de significação conceitual no ensino de ciências numa turma de ensino do 8°ano da Associação dos Surdos de Goiânia.
009 - Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para produção de Histórias em Quadrinhos no contexto da formação de professores de Química.
010 - Aplicação da webquest como ferramenta para o ensino de termoquímica no nível médio: dificuldades e perspectivas.
011 - O PIBID de Química - UFG Campus Goiânia no Colégio Estadual Waldemar Mundim: ações realizadas em 2009-2010.
012 - Grupo de estudos entre alunos ingressantes (calouros) e veteranos: uma proposta de formação complementar/alternativa na universidade.
14:00 - 15:00 - Apresentação de Painéis
Local: Pátio entre o IQ e o ICB.
15:00 - 18:00 - Sessão Coordenada III
Local: Auditório do IQ
Trabalhos:
013 - Ensino de Química em cursos de EJA: elaboração e análise de material didático.
014 - As políticas de formação de professores nos países do cone sul: semelhanças e diferenças com o caso brasileiro.
015 - Visões de Ciência e de aspectos políticos, ambientais e sociais presentes em livros didático do PNLEM.
016 - Desenvolvimento de uma revista científica como atividade lúdica no ensino de Química.
017 - Obstáculos epistemológicos e analogias nos capítulos de modelos atômicos, tabela periódica e ligações químicas nos livros didáticos de química aprovados pelo PNLEM/2008.
018 - Elemento X – um jogo de carta para ensinar conceitos relacionados à tabela periódica e elementos químicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário