segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"DEUS CRIOU O BIG BANG!" DISSE BENTO 16.

A notícia é meio velhinha, mas achei legal colocar a discussão. 
Segundo o Papa Bento 16 é a mente de Deus que está por trás de teorias científicas complexas como a do Big Bang. O papa ainda recomendou aos cristãos que eles devem rejeitar a ideia de que o Universo tenha surgido por acaso. Segundo as palavras do próprio: "O Universo não é fruto do acaso, como alguns querem que acreditemos. Contemplando (o Universo), somos convidados a enxergar algo profundo nele: a sabedoria do Criador, a criatividade inesgotável de Deus". Isso foi dito em um sermão para cerca de 10 mil fiéis na Basílica de São Pedro.
A fala do papa foi motivada provavelmente pelos experimentos realizados pelos pesquisadores da Cern (sigla francesa de Organização Européia de Pesquisa Nuclear, em Genebra). Eles estão atualmente, digamos, dando umas trombadas e esmagando prótons em velocidade quase igual à da luz em uma tentativa de simular as condições inicias que teriam originado o universo primordial, ou, o próprio Big bang.
Essa discussão é bem velha. A ciência pode ou não pode provar a existência de Deus? Bem, por mais que sejamos ou não religiosos, Deus ainda é uma questão de fé e não de ciência, ou seja, cientificamente falando, não há "provas" da existência de um Deus.
Por outro lado gosto da idéia de um biólogo inglês, Richard Dawkins. Ele afirma que nesse caso a ciência é melhor, porque pode afirmar que a ciência "por enquanto não provou a existência de Deus". Na verdade ele quis dizer que a ciência trabalha com as duas hipóteses, ou seja, a que Deus não existe e a de que Deus pode existir, mas que por enquanto, tudo leva a crer que ele não existe.
A fé por outro lado não tem esse viés. Deus existe e pronto.
O papa ainda declarou: "Na beleza do mundo, em seu mistério, sua grandeza e sua racionalidade, só podemos nos deixar ser guiados em direção a Deus, criador do Céu e da Terra".
A verdade é que Bento 16 e seu predecessor, João Paulo II, procuram despir a Igreja da imagem de ser contrária à ciência, imagem essa relacionada a condenação de Galileu. 
Como sabemos, Galileu foi "reabilitado" e hoje a Igreja também aceita a evolução como teoria científica e não vê razão pela qual Deus não possa ter empregado um processo evolutivo natural para formar a espécie humana.
Para os biólogos evolucionistas, não é tão simples assim, o que pressupõe um ser complexo criando algo complexo. E se é complexo, teve que evoluir e assim por diante. 
Bem complexo, como sempre.
E você? Acha o que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário