quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SEGUNDO DIA DO II SELIQ

GOIÂNIA - ANO II - 100

Olá Químicos e Agregados.

Nada mais representativo do que o post número 100 do Blog do IQ UFG ter como tema o segundo dia do II SELIQ - IQ - UFG. 

Hoje foram as apresentações orais dos trabalhos de pesquisa dos alunos da Licenciatura. Foram apresentados 11 trabalhos orais. A dinâmica consistia em uma apresentação de 20 minutos e 10 minutos para questionamentos diversos da platéia(eia) e dos professores.

Penso que a avaliação foi muito positiva. 20 alunos, 11 trabalhos prontos para serem encaminhados a revistas científicas especializadas e o melhor, a convicção de que estamos formando muito bem por meio da pesquisa, um dos objetivos do nosso curso de Licenciatura em Química. 

É muito bom ver que os alunos apresentam e discutem com propriedade as diferenças teórico-metodológicas entre a pesquisa em ensino de química e a pesquisa em química.

As temáticas foram ricas e diversas e podem ser vistas aqui.

Aliás, ficamos muito felizes com a presença de alunos e professores. Somamos 106 inscrições no primeiro dia, sendo que 56 dessas pessoas voltaram no segundo dia somente para as apresentações orais dos alunos. Todos do IQ - UFG.

Agradecemos a presença de vários alunos da licenciatura e do bacharelado e de vários professores do IQ - UFG de outras áreas que não o Ensino de Química.

PARABÉNS A TODOS.

Encerro com fotos do Segundo dia do II SELIQ. Até o ano que vem!

Área de Ensino de Química do Instituto de Química da UFG 
(Da esquerda para a direita: Agustina, Anna, Márlon e Nyuara)

Apresentação T01 -  Eduardo de Melo Ferreira Umbelino do Nascimento
 Apresentação T02 - Jesse Misael Quinde Suarez

 Apresentação T03 - Ana Lidia Vieira de Souza e Maelí Lima Campos

 Apresentação T04 - Maria Alciony Rosa da Silva Batista e Lucas Dias da Silva

 Apresentação T05 - Flávia Carneiro Gonçalves

 Apresentação T06 - Laís Brito Lopes e Thiago de Almeida Fernandes

 Apresentação T07 - Edna Sheron da Costa Garcez e Pedro Henrique Alves Araújo

 Apresentação T08 - Gustavo Batista da Cruz A. dos Santos e Caio Cesar Marcelino Soares

 Apresentação T09 - Layla Karoline Tito Alves

 Apresentação T10 - Rodrigo Alexandre Ferreira

Apresentação T11 - Ademir Rodrigues da Silva Junior e Lismone Helrigle Sousa

Coordenação do SELIQ (Márlon e Nyuara) e Thiago Presunto (De sonoplasta, carpinteiro até garçom e TI)

SELIQeiros - Apoio Técnico Incomensurável no Segundo Dia.
(Da Esquerda para a direita: Paulo, Jonney, Gerson, Warlandey e Thiago Presunto)

3 comentários:

  1. UHUUUU...

    o II SELIQ foi um sucesso mesmo. Me lembro de um passado não muito distante quando participei do I SELIQ e ainda era apenas espectadora e pensava " é ano que vem sou eu e o bicho vai pegar". O ano que vem chegou e foi hoje o grande dia onde meus colegas e eu pudemos apresentar nossas pesquisas, detalhe, nossas primeiras pesquisas. Que nervosismo, mãos frias, clima tenso e assunto realmente polêmico esse se apresentar para o publico e principalmente se apresentar para aqueles que foram e sempre serão a razão de sermos o que somos, nossos mestres, mas a melhor sensação é essa que se passa agora, a sensação de dever cumprido. Hoje encerramos a construção de nosso alicerce de formação, do II SELIQ sairão os futuros professores e pesquisadores de grandes instituições. O primeiro passo se encerra aqui, e sei que meus colegas concordam comigo quando vemos que tivemos uma otima formação e pelas palavras do blogueiro relatadas no post parece que atendemos as expectativas. Valeu a pena e obrigado professores, orientadores, corretores e colegas que sempre compartilharam conosco o desespero de realizar uma pesquisa. E como diz a música.... Valeu a pena, ê ê...

    ResponderExcluir
  2. Layla, a visão do lado de cá:
    Foi muito gratificante poder ver nossos alunos apresentando seus trabalhos, mostrando os resultados da pesquisa que desenvolveram ao longo de dois anos. Fiquei muito feliz com todos os trabalhos e orgulhosa do seu desempenho, do desempenho do Pedro, da Edna, do Rodrigo, do Caio e do Gustavo e da Flávia, que embora não seja minha orientanda, acompanhei de perto o desenvolvimento do seu trabalho. Digo mais: fiquei orgulhosa e emocionada! Tenho certeza que meus colegas também ficaram satisfeitos com os trabalhos e apresentações dos seus orientandos. Sei que esse é apenas o passo inicial da carreira de vocês. Há ainda longos caminhos a percorrer na busca da satisfação pessoal e profissional. Mas vocês estão aptos e prontos para buscarem esses caminhos. Parabéns a todos vocês!

    ResponderExcluir
  3. Realmente foi uma experiência única! Tanto que algum tempo depois das apresentações comentei: "Caramba! Pela primeira vez sinto o quanto este curso contribuiu para meu crescimento pessoal em inúmeros aspectos" Só tenho que agradecer aos meus grandes amigos lequalianos e aos soberanos, que com tanta sabedoria enriqueceram minha vida de uma forma inquestionável. Obrigada a todos, de coração!

    ResponderExcluir