terça-feira, 20 de novembro de 2012

GRANDE ENGANO. BOM MARKETING.


Manaus - Ano III - 118

Olá Químicos e Agregados, 

Recentemente li uma reportagem na Folha de S. Paulo. Ela mostra que aumentou bastante a procura dos pais por escolas particulares com mensalidades que variam entre 300 e 500 reais. Li aqui.

Isso não é uma realidade só do estado de São Paulo. Acredito e conheço vários casos que mostram que isso acontece de alguma forma em todo o país. Como houve um substancial aumento da renda do brasileiro, principalmente aqueles das classes C e D que foram alçados a novos tipos de consumo, esse tipo de público começa a pensar em melhorar a educação de seus filhos e enxergam que a saída para isso está na escola particular.

Pergunto a vocês, agora. Está mesmo?

Não, não está. Como já disse algumas vezes e insisto em algumas de minhas aulas (meus alunos ouvem esse discurso todo o semestre, tenho mesmo dó deles). O que ocorre de fato, e não sou eu que digo isso, mas os dados do ENEM disponíveis no site do INEP, as notas da maioria das escolas nessa faixa de preço (entre 300 e 500 reais) NÃO são maiores do que as notas das escolas públicas, principalmente nos estado de Goiás, o qual pude me debruçar em alguns dados. O melhor é que em algumas cidades as escolas públicas são melhores, principalmente no interior do estado. Mesmo na capital, Goiânia, as notas de várias escolas públicas são melhores do que algumas particulares com mensalidades maiores do que 500 reais.

Não saberia dizer se essa é uma realidade nacional, por preguiça de olhar os dados dos outros estados. Alguém poderia fazer e postar nos comentários, por misericórdia desse pobre escriba.

Esses pais são verdadeiramente enganados pelo marketing agressivo das escolas particulares e da falácia comum que acabou por se alastrar na sociedade que a escola particular é efetivamente melhor do que a pública. Sei que há escolas particulares que obtêm grandes notas no ENEM, em maior quantidade do que as públicas, mas, é importante que se diga, as diferenças não são de fato significativas pela relação custo benefício. Será que vale mesmo a pena pagar quase 100 mil reais em três anos para ter 20% a mais de conhecimento? Vejam bem, estou falando das grandes escolas com mensalidades absurdas. Como já escrevi lá em cima, as outras, com mensalidades menores têm notas muito semelhantes às públicas.

Assim, especificamente no caso que estamos discutindo, os pais pagariam em três anos (36 x 500 reais) 18 mil reais, em média para que seu filho, de fato, não tenha nada mais do que teria em uma escola pública com a mesma nota no ENEM. Isso dá PROCON?

Repensemos. Não existe escola no Brasil, melhor que outra. Existem apenas escolas ruins, privadas ou não, públicas ou não.

É isso.

5 comentários:

  1. É verdade, Márlon, pelo nosso suado dinheirinho, as escolas particular deveriam ser muito, mas muito mais melhores do que aparentam.
    Fiz uma pequena análise geral para o estado de Goiás. Pode verificar os dados no meu blog.
    Inte´, Fred

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem pelo péssimo erro de português...mais melhores é terrível...fica aqui o alerta para não repetirem o meu erro!!
      Abraços, Fred

      Excluir
  2. Novas análises do ENEM aqui
    http://blogandocomfred.blogspot.com.br/2012/12/enem-2011-um-pouco-mais.html
    ..mais e mais surpresas...
    Abraços, Fred

    ResponderExcluir
  3. O que me deixa mais grilado com esse tipo de matéria da Folha é, mais uma vez, destratar e desvalorizar a escola pública e o professorado desse país em detrimento ao lucro dos donos da rede de escolas particulares. Que sirva de alerta aos país dos presentes e futuros alunos. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gente, continuamos com nossas análises do ENEM 2011, agora para o estado de Goiás.
    http://blogandocomfred.blogspot.com.br/2012/12/enem-2011-um-pouco-maisii-o-estado-de.html
    Abraços, fred

    ResponderExcluir