terça-feira, 19 de abril de 2011

PESQUISADORES DESCOBREM PORQUE A CERVEJA FICA CHOCA!

GOIÂNIA - ANO I - 66

Olá Químicos e Agregados, 

Essa notícia é boa para os amantes da cerveja. Pesquisadores ligados a Universidade Técnica de Munique, na Alemanha (Para quem não sabe, terra natal da Oktoberfest) conseguiram identificar o composto químico responsável pelo aroma/gosto nada agradável de uma cerveja CHOCA.

É o ácido humulônico (É uma adaptação de nome tão somente minha. Não achei na rede nada parecido com esse nome para traduzir. É um ácido iso-alpha oriundo do lúpus(Ops!!) Lúpulo da cerveja, humulus lupulus L, daí o nome. Em inglês é humolone acid.).

Pois é, caros beberrões. Com o passar do tempo, esse ácido citado acaba se decompondo em vários outros compostos, como é mostrado na figura a seguir, tirada do próprio artigo que relatou o estudo:



Figure


Quem quiser, pode acessar o artigo completo e com mais detalhes, na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, clicando aqui.

Essa decomposição acontece com o tempo e são esses vários compostos oriundos desse ácido é que originam aquele odor ruim absurdo do cara... desagradável da cerveja choca.

Aí você deve estar de perguntando. Como eu evito isso? Segundo os autores, basta ajustar a acidez da cerveja e mantê-la sempre fresca ou preferencialmente, gelada. Leram bem? Ge-la-da.

Ou seja, a decomposição acontece com o tempo e devido ao calor.

Então, é isso. Mantenha sua cerveja sempre gelada.

Abraços e bons goles.

7 comentários:

  1. É a química, resolvendo seus maiores problemas! ;)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a notícia!!!!! Teacher, o senhor é realmente FENOMENAL!!!!!!!
    Dan

    ResponderExcluir
  3. Sempre bem GE-LA-DA . . .

    \o/

    ResponderExcluir
  4. Oi, gente...
    importantíssimo post este...
    nos revela que para evitarmos que a cerveja fique choca, devemos consumir a mesma sempre....
    Abraços, Fred

    ResponderExcluir
  5. Ao meu conceito (leigo), a cerveja choca, alem de ter gosto menos agradável, é aquela cerveja que estava gelada, foi à temperatura ambiente, e voltou a gelar. O artigo acima fala que choca se deve ao tempo em que a bebida permanece não-gelada, porém na linguagem dos corredores, esse tempo não é grande, da ordem de algumas poucas horas. Minha pergunta é então: a produção (formação) desse referido ácido é linear com o tempo, dada uma temperatura constante? Toda cerveja que alcança a temperatura ambiente, entre intervalos de refrigeração, mesmo que por alguns minutos, já é "choca"?

    ResponderExcluir
  6. Lúpus da cerveja é tenso hehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eheheheh. Tem razão. Agora que me atentei para isso. É Lúpulo a tal da planta...Valeu...Consertandooooo...

      Excluir