quarta-feira, 22 de junho de 2011

A PROVA PARA DIRETOR NO ESTADO DE GOIÁS

GOIÂNIA - ANO I - 80

Olá Químicos e Agregados.

Mais de 40% dos candidatos inscritos para disputarem o cargo de diretor nas escolas da rede pública do estado de Goiás foram reprovados na prova.

Uai, você ainda pode estar se perguntando; "Que diabo de prova é essa?"

É assim. Agora, para ser diretor de escola pública do estado de Goiás, você tem que passar por uma avaliação escrita, para depois, caso aprovado, ser candidato a diretor na escola na qual trabalha.

Desde o ano de 2000, os servidores da educação interessado em gerir uma escola era eleito pela comunidade escolar em votação direta. Isto é, a comunidade da região da escola que elegia o novo diretor. De novo: quem conhece a escola e a região que elegia o diretor.Quem quisesse se candidatar podia colocar seu nome a disposição da comunidade e ela escolhia. 

Agora quem escolhe primeiro é uma prova.Como sabemos, só quem passar na escola que pode ser candidato. Assim, tem um monte de escola que ficou sem candidato a diretor e mais um monte de escola que só tem um candidato.

Fantástico, né?

Mas não é bom, esse negócio de prova, para saber se o cara sabe gerir?

Uma prova feita às pressas, sem tempo para ninguém estudar direito, pautada na ideia de que investir na gestão é o melhor caminho e o PIOR DE TUDO: Jogando fora a eleição pela comunidade daquele que ELA (a comunidade) ache mais apto para o trabalho.

Mas não é bom, esse negócio de prova, para saber se o cara sabe gerir?

Quantos prefeitos você viu fazerem prova para serem prefeitos? Quantos deputados você viu fazerem prova para serem deputados? Vereador faz prova? Governador faz prova? Presidente faz prova? 

ENFIM: QUANTOS SECRETÁRIOS DA EDUCAÇÃO VOCÊ VIU FAZEREM PROVA PARA SEREM SECRETÁRIOS DA EDUCAÇÃO???

Mas não é bom, esse negócio de prova, para saber se o cara sabe gerir?
Mas não é bom, esse negócio de prova, para saber se o cara...
Mas não é bom, esse negócio de prova, para saber...
Mas não é bom, esse negócio de prova?
Mas não é bom, esse negócio?
Mas não é bom?

Responda-me você...

6 comentários:

  1. quantos coordenadores e diretores de curso vc viu fazer prova no iq ?
    nenhum e nem por isso é ruim apenas desorganizado mas isso faz parte da maldita gestao.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo.

    A diferença é que passamos por concurso público, para estarmos onde estamos. E depois ainda fomos eleitos pelos pares, que nos conheciam.

    Nossos erros de gestão não seriam e não serão sanados com uma prova.

    Percebe a diferença?

    ABraços

    Márlon

    ResponderExcluir
  3. Essa questão da prova não algo novo. É que para ser um diretor de escola, você precisa conhecer uma série de aspectos relacionados às verbas, pois o diretor será o presidente do conselho escolar que tem cnpj e é uma espécie de órgão que vai receber e gerir a verba que vem para a escola. Antes havia um curso chamado prógestão em que os interessados em se candidatarem à direção participavam das aulas e faziam avaliações. Qualquer professor PIII poderia fazer o curso e se candidatar. Eu acho a prova interessante e ela não invalida a eleição, pelo contrário, o candidato mostra que tem conhecimento para ser gestor e depois é eleito (ou não) pela comunidade. Temos que pensar que gestão não é questão só de boa vontade, mas de conhecimento também. Tudo bem que uma prova não mede conhecimento, sabemos disso, mas é uma forma de fazer com que as pessoas conheçam um pouco mais dos temas dos quais vão ter que tratar enquanto gestor da escola, pois saibam vocês que existem diretores por aí que não sabem fazer uma prestação de contas.Acho que a prova não é para saber se o sujeito sabe gerir, mas para saber se ele conhece sobre a realidade sobre a qual pleiteia assumir tantas responsabilidades. Concordo que os erros não serão sanados pelo fato de terem feito a prova, mas é uma forma de tentar evitar alguns conchavos que são feitos para elegerem grupos gestores que defendem interesses próprios e, muitas vezes, escusos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nyu.
    Interesses escusos não são evitados se o sujeito faz ou não uma prova.
    Entendo que o diretor de uma escola deve conhecer uma série de aspectos sobre gestão. É importante. Basta para isso, manter cursos constantes para aqueles que se interessam pela gestão. FAzer uma prova agora serviu para que? Reprovou alguns bons gestores e aprovou aqueles que estudaram de última hora e se deram melhor em uma prova mal feita, mal elaborada e de última hora.
    Quer investir na gestão? Faça algo que realmente dê certo, ou seja, formação continuada para gestores e simpatizantes.
    Uma prova, é só uma prova e sempre vai ser só uma prova...Aliás, uma prova é muito mais barato do que manter o Progestão, não é?
    É isso. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Concordo que se faça uma avaliação dos gestores,mas antes é necessário uma preparação, um curso bem aplicado e uma prova bem feita,esta só serviu aos interesses da Secretaria da Educação,para mostrar que o secretário manda e desmanda,ele por acaso consultou a comunidade escolar? e se algum candidato disser que aprendeu algo está mentindo.Quem sabe ao colocarmos uma prova para secretário da Educação, a Educação se torne melhor,vamos cobrar isso do governador?

    ResponderExcluir
  6. A prova não é ruim, desde que seja uma prova que comprove a mínima capacidade de gestão do candidato, más uma prova elaborada as pressas, por um sistema bastante obscuro fica difícil alguma credibilidade a SEE... O melhor que para ser deputado basta o cidadão ser alfabetizado! quem disse que não existe prova?

    by BEMBO.

    ResponderExcluir