quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

E O EXTRATERRESTRE NÃO ERA TÃO EXTRATERRESTRE ASSIM!

Olá a todos.

A NASA anunciou que o ET, na verdade não é um ET. É uma bactéria que tem a capacidade de substituir o Fósforo (P) pelo Arsênio (As) em seu DNA.
A descoberta não deixa de ser interessante porque até hoje, acreditava-se que somente seis elementos químicos eram responsáveis pela vida na Terra: hidrogênio (H), oxigênio (O), carbono (C), fósforo (P), enxofre (S) e Nitrogênio (Que legal, só agora vi que todos esses elementos essenciais têm seu símbolo com somente uma letra).
Como sabemos (ou achamos que sabemos) a molécula de DNA é mais ou menos assim:

Tá legal, eu sei que a imagem é ruim e é mais um obstáculo epistemológico do que uma molécula, vou tentar melhorar com outra imagem:


Melhorou, né? Tá, ainda tem cores, mas já dá para entender melhor. Tirei do site qmc.web, da UFSC. Pois é, notem que há uma parte da molécula do DNA que tem fósforo, ligado a 3 oxigênios, nucleotídeos responsáveis por auxliar a estrutura do DNA a ter a forma helicoidal (Não só isso, é claro).
Pois é, a tal da bactéria encontrada, a GFAJ-1, tem no lugar do fósforo, o Arsênio, que como sabemos, é um "veneno" para as bactérias existentes na Terra e para nós também, pois o DNA com Arsênio é morte na certa, certo?
Errado. A tal da GFAJ-1 ficou na boa com o arsênio, sobrevivendo muito bem com ele. Ou seja, vida com um elemento químico diferente daqueles 6 elementos citados anteriormente.
Isso é bom em termos de vida extraterreste pois os astroquímicos podem procurá-la a partir de uma nova conformação do DNA, expandindo o conceito de vida, antes restrito a 6 elementos.
Não entendeu ainda? Bom, o assunto tá bombando na rede, digita no google que vocês verão uma série infindável de reportagens e esquemas melhores do que o meu.
Ah, vá. Não tão melhores assim.
De qualquer forma, isso me lembra um episódio de Star Trek em que eles acharam um planeta no qual a vida era baseada no silício e não no carbono. Ficção sempre tentando "pautar"a ciência, eh, eh, eh.
É isso. Estou meio frustrado, achei que era uma bactéria detectada em Io, lua de Júpiter, ou algo assim.
Mas valeu, é um começo.

3 comentários:

  1. Eu gostei.

    Não há lugar melhor para ler sobre o assunto do que no artigo original que saiu hoje na Science: http://migre.me/2F72E

    Gostei do texto Márlon, explicou como a bactéria "funciona" de forma bem lúdica. Hehehe.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Legal Luciano!
    Já olhei o artigo.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Cadê o vídeo do Jonney???

    ResponderExcluir