segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ELEMENTO QUÍMICO DE NÚMERO ATÔMICO 112 AGORA TEM NOME

Olá Químicos e Agregados.

Pois é. A notícia é de fevereiro de 2010 mas só agora eu vi. O elemento químico de número atômico 112 agora tem seu nome. É COPERNICIUM. Seu símbolo é Cn.

Como de praxe em casos de novos elementos químicos, a prioridade para nomear esse elemento era do grupo de pesquisadores descobridores do elemento, no caso o pessoal do Gesellschaft für Schwerionenforschung (GSI) (Center for Heavy Ion Research) em  Darmstadt na Alemanha.

Segundo o porta voz do grupo o nome foi uma homenagem a:"...um influente cientista que não recebeu qualquer elogio durante sua vida, destacando a ligação entre a astronomia e o campo da química nuclear".

Quer saber um pouco mais sobre Nicolau Copérnico? Clique aqui. É um começo, lembrando a todos que se trata da Wikipédia.

Ainda faltam os elementos químicos 113 até o 118. Todos ainda com aqueles símbolos malucos do tipo Uup Uuq com nomes mais malucos ainda, do tipo Ununtrio, Ununquádio e por aí vai.

Uma boa tabela periódica, interativa, com data de descoberta dos elementos bem como seus descobridores pode ser acessada aqui.

Um comentário:

  1. Boa noite Professor!
    =]
    Então, eu havia ouvido [e lido] sobre já!
    hehehe!
    Vendo a tabela que o senhor disponibilizou, me lembrei de um site que gosto muito, é o http://tabelaperiodica.org, tbm de um professor.
    É bem interessante e traz sempre imagens e vídeos sobre cada elemento!
    Vale a pena!
    Um mol de abraços!
    hehehe!!

    ResponderExcluir