quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

QUANTO VALE UM DEPUTADO FEDERAL NO BRASIL

Olá Químicos e Agregados,

O congresso nacional, em votação relâmpago (5 minutos!!!) aprovou hoje um aumento salarial para os deputados federais que equivale a aproximadamente 62% de reajuste. Isso vai elevar o pequeno salário dos deputados, que era de aproximadamente 16 mil reais, para 26.700 reais!!!! Deixa eu repetir: 26.700 reais!!!!

Devemos concordar que era um salário de fome, não é? Vamos fazer uma comparação. Criaremos nesse blog uma nova moeda, o DF. Sua cotação é igual a 26.700 reais. Assim, 1 DF = 26.700 reais.

Assim, um deputado federal ganha 1,0 DF por mês.
Um professor do ensino médio do estado de Goiás ganha 0,041 DF, ou seja, aproximadamente 27 vezes MENOS!
Um gari, que limpa de verdade nossas sujeiras, ganha 0,022 DF, ou seja, aproximadamente 54 vezes MENOS!

Em quê um deputado federal é mais importante do que um professor? Em que mundo um deputado federal vale 27 vezes mais que um professor? Por que deputados, mesmo valendo 27 vezes mais que um professor ainda tem direito a décimo quarto, auxílio moradia, auxílio viagem, auxílio qualquer coisa, que eleva o seu "mísero" 1 DF para 4 DF?

Em quê um deputado federal é mais importante do que um gari? Em que mundo um deputado federal vale 54 vezes mais que um gari? Está claro para mim. É porque os deputados federais lidam com sujeiras e imundícies praticamente impossíveis de serem limpas.

Alguns garis correm o dia inteiro atrás de caminhões de lixo, depositando nossas sujeiras nesses caminhões. Deputado tem que ganhar mais mesmo, pois alcançam a sujeira, ficam lado a lado com ela e mergulham sem dó. Nosso amigos garis, chegam em casa, tomam banho e o suor de cada dia escorre pelo ralo. Dormem limpos, honestos com a certeza de mais um dia cumprido. Nossos deputados dormem no lixo e quando tomam banho a sujeira não sai.

Calma, não é bem assim, temos as exceções. Temos. Triste quando em um caso como esse tenhamos que elogiar as exceções.

Enquanto isso, acordo todos os dias para entrar em uma sala de aula e convencer meus alunos da licenciatura que a profissão vale a pena. Vale. Vale muito a pena! Acredito nisso. E meus alunos sabem o quanto acredito nisso! 

Não acredito mesmo é em deputados!

4 comentários:

  1. Faço minhas suas palavras, pois a indignação que senti ao assistir à notícia da votação e aprovação do aumento foi imensa. Parabéns por expressar com suas palavras o sentimento de muitos brasileiros!

    ResponderExcluir
  2. Acreditamos mesmo professor...

    Realmente fica dificil de acreditar é na picaretagem desses deputados...

    acho que agora o tiririca nem vai ter que fazer seu pé de meia na tv!!!

    Ridículo!!!

    ResponderExcluir
  3. É... realmente acontecimentos como estes nos fazem sentir muita indignação e descrença da política brasileira. Infelizmente o que você escreveu é a mais pura verdade, mas por outro lado, são palavras como essas que nos fazem acreditar que sim vale a pena! Pois existem aqueles que se importam.

    ResponderExcluir
  4. É vergonhoso o aumento desses deputados, muitos não tem compromisso com nada. Sou profª da rede estadual do rn, tenho 27 anos de trabalho e ganho menos de dois salários mínimos.
    O pior de tudo é que somos nós que bancamos esse recursos
    estou indignada!
    Juraci .

    ResponderExcluir