sábado, 12 de março de 2011

LIMITES DE ALUNOS EM UMA SALA DE AULA: NOSSO SECRETÁRIO PRECISA DE UM ASSESSOR

GOIÂNIA - ANO I - 54

Olá Químicos e Agregados,

Viram a atitude de nosso secretário estadual de educação? Orientado por um visitante do blog, fui atrás do furo.

Pois é, olhem o que vi em seu blog. O secretário da educação: "reiterou a posição favorável à lei complementar que extinguiu o limite de alunos por sala de aula no ensino médio da rede particular de ensino e pôs fim à destinação de um terço da carga horária dos professores de escolas privadas para atividades extraclasse."

Eu acho que um secretário de educação não pode defender duas legislações. Uma regra para escola pública e outra regra para escola particular. Além disso, não é ele que ministrará aulas para salas com mais de 50 alunos. Não serão aulas, serão palestras.

Os donos de escola particular estão rindo que só. Agora eles poderão colocar duas salas em um espaço só, com o mesmo professor. Diminui a carga horária do professor e a despesa com a escola. Bonito isso, né, secretário? E mais, quem precisa de atividades extra-classe? Segundo a ótica do secretário, o professor da rede particular pode usar seus sábados e domingos para corrigir prova e preparar aulas, não é?

Além dessa, tem outra pérola da inteligência em gestão, olhem só: “Coréia do Sul, Japão, Israel e Chile são países referência em Educação e apresentam média de alunos por sala de aula superior a do Brasil. A redução no número de alunos por sala implicaria no aumento de gastos com professores, o que encareceria a mensalidade dificultando o acesso de mais estudantes à rede privada”.

Esqueceram de dizer ao senhor secretário que a média de alunos por sala nesses países considera os seguintes aspectos: a escola tem estrutura adequada; a média não é de 60, 70, 80 e até 100. É por volta de 30-35; o professor nesses países exemplificados pelo secretário, como eu já disse em outros posts TÊM PLANOS DE CARREIRA E SALÁRIOS COMPATÍVEIS COM TAMANHA FUNÇÃO!


Agora, dificultar o acesso dos alunos à rede privada foi demais para mim, um reles mortal! Essa fala nos diz o seguinte: se a mensalidade é alta e o ensino da escola pública é ruim, é melhor tem uma mensalidade baixa para possibilitar que os alunos possam ir para o sistema particular de ensino. É isso ou exagerei?

Guardem essa frase: "dificultando o acesso de mais estudantes à rede privada."

É isso. Vamos facilitar o acesso, né gente! Precisamos colocar mais dinheiro na iniciativa privada, já que a pública....

Caros. Mesmo assim, eu não desisto.

Abraços.




 

7 comentários:

  1. Professor, gostei muito de seus comentários (onde eu assino)...

    Na minha opinião, O senhor Secretário da Educação poderia passar apenas UMA semana dando aula (palestra) pra uns 60 alunos... ah e ele deveria corrigir no domingo a tarde os trabalhos dos centenas de alunos que ele deu aula durante a semana...
    depois disso ele pode fazer qualquer decisão precipitada....
    REALMENTE ELE PRECISA MUITO DE UM ACESSOR!!!

    ResponderExcluir
  2. É pensar certo, torna-se dificil porque nem sempre temos o valor insdispensável para não permitir que a raiva que podemos ter por alguém vire raivosidade que gera o pensar errado e falso. (Paulo Freire - pedagofia do oprimido)

    pensar certo esse é o desafio.

    ResponderExcluir
  3. esse secretario e um filho da puta esta atendendo aos interesses mercadologicos, sabe quando ele vai equiparar o piso salarial nunca, eu estou muito fula da vida com esse bostinha.

    ResponderExcluir
  4. Um cara desse precisa é de um psicologo, porque ele é doido... Grande lance pra ajudar a despertar o interesse das pessoas pela licenciatura!!!! Mas um grande post Professor!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post professor!
    assim como o pedro concordo em tudo!

    quando vi a noticia no jornal, mesmo ja imaginei que teria essa repercursão por aqui.
    O nosso queridissimo secretario esta cada dia mais nos mostrando o quão preparado ele esta para assumir uma função como tal.

    bem, vamos fazer a nossa parte! por que eles estão F***** conosco!

    mais não desistiremos [2]

    ResponderExcluir
  6. Olá professor, como tenho acesso à fala do Secretáio? Essas coisas a gente tem que ver de perto.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jrporto13.

    Olha no site dele:

    thiagopeixoto.com.br

    Abraço
    Márlon

    ResponderExcluir