quinta-feira, 31 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DE ROBERT BUNSEN

GOIÂNIA - ANO I - 61

Olá Químicos e Agregados.

Para quem ainda não sabe, hoje se comemora o ducentésimo aniversário de Robert Bunsen.

Sim, é o cara do Bico de Bunsen. No entanto, cabe salientar que ele NÃO foi o inventor do bico de Bunsen. Na verdade, ele somente aperfeiçoou tal instrumento. O inventor do, digamos, aparelho, na verdade foi o Michael Faraday. 

Se você já achava que o Faraday tinha feito muita coisa. Taí mais uma.

Há uma grande quantidade de informações sobre Robert Bunsen na rede, desde artigos até sites de história e filosofia da ciência. 

Em resumo,  Bunsen tornou-se doutor com apenas 19 anos pela Universidade de Göttingen e um dos seus grandes estudos tem relação com a insolubilidade de sais metálicos do ácido arsenioso. Além disso, estudou ainda emissões espectrais de vários elementos químicos, por meio de um tipo de aquecedor inventado por Faraday mas que foi muito aperfeiçoado por Bunsen. Daí o Bico de Bunsen.

Por causa dos estudos com o ácido arsenioso quase morreu por envenenamento por arsênio. Outro fator muito interessante de sua vida tem relação com o óxido de ferro hidratado. Até hoje, o único antídoto para envenenamento por arsênico.

Peguei essas informações no link abaixo:


Está em inglês, mas é muito legal.

Abraços a todos.

2 comentários:

  1. Um dia houve uma explosão no laboratório e de repente: BUN,SEN visão ficou o Dr. Robert, coitado, que pena.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, um brilhante cientista, que não se preocupou com publicidade, trabalhou muito e ainda assim, mesmo se dedicando a ponto de perder a visão ainda contribuiu para a Geologia. fera!!!!

    ResponderExcluir